Como Herbert Vianna ajudou indiretamente a criar o funk carioca

Vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso está ligado ao uso da bateria eletrônica no estilo musical

Herbert Vianna teve um papel importante no funk carioca. Indiretamente, o vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso foi responsável por trazer ao estilo um de seus maiores símbolos: a bateria eletrônica.

Bi Ribeiro, baixista da banda, relembrou a influência do colega nesse campo em entrevista ao G1. Tudo começou quando Hermano Vianna, antropólogo e irmão de Herbert, coordenou nos anos 1980 um estudo sobre o funk carioca.

- Advertisement -

Na época, o pesquisador conquistou certa proximidade com o DJ Marlboro, batizado de Fernando Luís Mattos da Matta, atração frequente nos bailes funk. Em uma troca de conversas, Hermano ofereceu para o artista um MPC (Music Production Controller), equipamento que mistura bateria eletrônica e gravador.

Tal instrumento usado na produção musical era de Herbert. Como explicou Ribeiro, os Paralamas estavam em estúdio, finalizando o álbum “Selvagem?” (1986), e o vocalista levava o MPC, do tipo Boss DR-110, consigo para certas gravações.

“O Herbert falou: ‘poxa, eu tenho esse MPC aqui, que eu não estou mais usando’, em que a gente fazia brincadeiras de estúdio pequeno, gravações caseiras. E ele tinha essa bateria eletrônica que mandou para o irmão.”

Um trecho da dissertação de Hermano detalha a primeira vez em que Marlboro utilizou publicamente a bateria eletrônica – descrita como um sucesso.

“Hoje tem novidade: trago comigo uma bateria eletrônica, empréstimo de meu irmão, e Marlboro está determinado a usá-la no baile. (…) Ligamos a bateria nos amplificadores da equipe Som Gran Rio. Deu certo: a batida era funk mesmo e poderia agradar aos dançarinos.”

Conversando com a Folha de S. Paulo em 2003, o DJ chamou o MPC de “um dos melhores presentes que eu ganhei”. No início, ele não sabia conduzir o equipamento e conseguiu aprender sozinho, curiosamente, durante um sonho.

“No sonho, aprendi a mexer e programei. No dia seguinte, liguei para Hermano logo de manhã e pedi para apertar os botões do jeito que eu havia sonhado e deu certo.”

Como forma de expressar sua gratidão, Marlboro direcionou um agradecimento especial à Hermano em seu primeiro álbum, “Funk Brasil” (1989) – considerado o início do funk carioca.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Os Paralamas do Sucesso e o funk carioca

Herbert Vianna, como mencionado, não esteve de fato envolvido com o funk carioca. Mas devido ao estudo de Hermano, os Paralamas decidiram gravar o clipe de “Alagados”, faixa de abertura do “Selvagem?”, em um dos bailes pesquisados pelo antropólogo: o baile da Estácio. Ao G1, Bi Ribeiro disse ter ficado impressionado ao longo das filmagens.

“A gente ficou surpreso assim com o que viu. O vídeo mostra a gente entrando no baile e até as meninas dançando, uma coisa que a gente não fazia ideia de que estava acontecendo ali do lado. E a gente quis inserir isso no clipe, lá em 1986.”

Sobre Herbert Vianna

Natural de João Pessoa, na Paraíba, Herbert Vianna criou a banda de rock Os Paralamas do Sucesso no Rio de Janeiro no início dos anos 1980, ao lado de Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria).

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá Avenged, Evanescence, Deep Purple e Incubus, segundo jornalista

Com o grupo, o artista soma mais de 20 álbuns lançados, entre discos de estúdio, ao vivo e coletâneas. Na carreira solo, que correu em paralelo, são mais quatro álbuns de inéditas, com participações de nomes como Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.

Entre os grandes sucessos do compositor estão músicas como “Lanterna dos Afogados”; “Óculos”; “Uma Brasileira”, ao lado de Carlinhos Brown; “Aonde quer que eu vá”, com Paulo Sergio Valle; “La Bella Luna”; entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Herbert Vianna ajudou indiretamente a criar o funk carioca
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

  1. Alagados…Oh música boa essa é, gosto muito!!!!! O vídeo em si mostra o contraste entre pobreza e a realidade brasileira, antigamente existia a violência…mas não tanto igual a hoje!!!! Infelizmente as coisas não melhoraram, a corrupção cresceu e assim o país não vai pra frente nunca…a música em si, independente do estilo musical serve além transmitir informação, também transmiti alegria e ajuda a esquecer um pouco da realidade cruel que paira na vida das pessoas!!!! Valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades