A história do primeiro show do Kiss, que rendeu cachê de 35 dólares à banda

Apresentação ocorreu em casa noturna que mudou de nome poucos dias antes e foi vendido com nome de banda anterior

  • Leia mais sobre:
  • Kiss

Antes do Kiss existir, Paul Stanley e Gene Simmons fizeram parte do Wicked Lester. O grupo chegou a gravar seu álbum de estreia, mas ele foi arquivado e a banda se desfez no caminho.

Com o sucesso posterior, a dupla comprou a obra, impedindo que alguém se aproveitasse do material para lucrar. Embora nunca tenha sido disponibilizado oficialmente, o disco é facilmente encontrado em bootlegs ou online.

- Advertisement -

Porém, o nome seguiu sendo usado para fins promocionais. E foi ele que rendeu o primeiro show do então novo conjunto.

O momento histórico rendeu um cachê miserável aos músicos, mas hoje possui valor histórico inestimável, como lembrou Gene Simmons à revista Classic Rock.

“Não tínhamos empresário. Eu mesmo liguei para o proprietário do Popcorn Club, de Nova York. Disse a ele: ‘Você não vai acreditar nesta banda, Wicked Lester. Eles tocam material original e, se quiser, podem colocar alguma música do Wilson Pickett ou Otis Redding’.

Pelo telefone, vendi o show por US$ 35. Não dava nem para pagar o frete que levaria nosso equipamento, mas sabíamos que seria importante.”

Kiss no Coventry

A apresentação ocorreu dia 30 de janeiro de 1973, mais de um ano antes do lançamento do primeiro disco. Entre a negociação e o show, o local mudou de nome para Coventry Club, o que só dificultou a divulgação em uma época que as notícias corriam devagar.

Leia também:  Steve Vai conta por que parceria com Ozzy Osbourne não foi para frente

Como relembra Simmons, o concerto estreou a identidade visual que seria aperfeiçoada nos meses seguintes.

“Nós não soávamos como o que parecíamos. Um dia fomos a Woolworth, que era uma cadeia de lojas de departamentos, e compramos espelhos compridos – US$ 15 ou algo assim – e compramos maquiagem de palhaço. Só Deus sabe o porquê, começamos a colocar pintura em nossos rostos.

Não havia maquiadores nem nada. Desenhávamos sobre a base branca no rosto. Ninguém poderia apontar uma razão ou qual foi a faísca que iniciou o fogo. Não sei. Existem coisas na ciência chamadas ‘singularidades’ – elas simplesmente acontecem.”

Dois sets aprovados

Entre as canções divididas em 2 sets (não é vôlei nem tênis, mas se trata de um termo usado nessas ocasiões também), algumas que se tornaram clássicos posteriormente, além de material do Wicked Lester. Na plateia, apenas alguns conhecidos dos membros da banda e seus familiares.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

Mesmo assim, tudo valeu a pena. O Kiss voltaria ao Coventry outras 7 vezes apenas aquele ano. A filmagem de uma dessas performances, em 22 de dezembro de 1973, pode ser conferida abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=inBKlCRu8sk&t=1088s

Paralelamente, a banda gravaria o disco de estreia, que saiu em 18 de fevereiro de 1974. Era o primeiro passo para o estrelato que viria a seguir.

Eis o repertório executado, via Setlist.fm:

1º set

  1. Deuce
  2. Watchin’ You
  3. Love Her All I Can
  4. She
  5. Simple Type (Wicked Lester)
  6. Keep Me Waiting (Wicked Lester)
  7. Want You Beside Me (Life in the Woods – Wicked Lester)
  8. Let Me Go, Rock ‘n’ Roll (à época conhecida como Baby, Let Me Go)
  9. Firehouse
  10. Black Diamond

2º set

  1. Deuce
  2. Love Her All I Can
  3. She
  4. Want You Beside Me (Life in the Woods)
  5. Simple Type
  6. Keep Me Waiting
  7. Let Me Go, Rock ‘n’ Roll
  8. Watchin’ You

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Kiss
InícioCuriosidadesA história do primeiro show do Kiss, que rendeu cachê de 35...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades