Steve Lynch diz ter sido proibido de fazer tapping ao abrir para o Van Halen

Ex-guitarrista do Autograph é um dos mais célebres utilizadores da técnica, assim como Eddie Van Halen

Eddie Van Halen é o nome imediatamente ligado à técnica do tapping. Porém, não é o único e nem o primeiro a usar as duas mãos no braço da guitarra.

Registros indicam músicos como Emmett Chapman (criador do Chapman Stick), Harvey Mandel (Canned Heat) e Steve Hackett (Genesis) usando a técnica. Além disso, Steve Lynch (Autograph) ficou famoso anos após o surgimento do Van Halen por dominar o recurso de um jeito diferente — o que rendeu uma situação desagradável quando as duas bandas excursionaram juntas, em 1984.

- Advertisement -

Lynch, que chegou a escrever um manual em 1982 intitulado “The Right Touch: The Art of Hammering Notes with the Right Hand”, contou o ocorrido em entrevista para a Guitar World (via Ultimate Guitar). Segundo ele, a equipe do guitarrista falecido em 2020 tentou impedi-lo de fazer tapping nas apresentações da turnê.

“Quando nossa turnê com o Van Halen começou, fui questionado pela equipe deles. ‘Você é Steve Lynch, aquele que escreveu ‘The Right Touch’? Eu disse: ‘sim, sou eu’. Então eu fui agressivamente informado: ‘essa é a técnica de Eddie, você não tem permissão para tocar isso na turnê – ou então…’ (nota: a frase não é concluída). Fiquei p#to porque não podia tocar algo que eu criei.”

Felizmente, a situação foi resolvida quando o músico do Autograph revelou o ocorrido ao próprio Eddie Van Halen.

Leia também:  Com direito a surpresas, Bruce Dickinson encanta com estreia solo em Porto Alegre

“Então, mais tarde, eu confrontei Eddie com relação a isso, ao que ele respondeu: ‘Eu não fazia ideia de que colocaram essas restrições para você. Vou fazer pararem com isso’. Eu o agradeci e toquei o que quis pelo resto da turnê. Nunca vou saber se ele estava dizendo a verdade, mas não importa, nos demos bem depois disso.”

A mesma história já havia sido contada por Lynch em 2021. Na ocasião, o músico do Autograph também enfatizou que Eddie não era o responsável pela proibição e acabou até ajudando.

Steve Lynch, Eddie Van Halen e o tapping

É difícil dizer com certeza quem foi o criador da técnica conhecida como tapping, ou “two hands”. Antes de Eddie e Lynch, os já mencionados Steve Hackett, Emmett Chapman e Harvey Mandel faziam uso da técnica, ainda que de formas distintas. Randy Resnick (Pure Food and Drug Act), Terry Kath e outros já eram lembrados por tocar dessa forma.

Leia também:  Gene Simmons capricha no peso em show solo no Summer Breeze Brasil

Steve Lynch cita um desses músicos como sua principal influência no desenvolvimento desse recurso:

“Primeiro eu vi Harvey Mandel brincando com isso em uma passagem de som, em um clube no centro de Seattle no início dos anos 70. Isso foi o que me inspirou primeiro. Então eu vi um cara local chamado Steve Buffington fazendo alguns experimentos, o que me fez ir mais atrás disso. Mas Emmett Chapman, o inventor do Chapman Stick, fez eu me aprofundar nisso.”

A origem do tapping pode ser obscura, mas é inegável que Eddie Van Halen foi o principal responsável por sua popularização, ainda no fim da década de 1970, embora Lynch também seja um nome fortemente associado. Vale apontar que os dois realizavam a técnica de forma ligeiramente diferente, já que Lynch usava dois ou mais dedos (geralmente quatro) da mão direita na escala da guitarra, enquanto Eddie usava apenas um.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSteve Lynch diz ter sido proibido de fazer tapping ao abrir para...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades