A melhor linha de bateria de John Bonham, segundo o filho Jason

Músico foi o substituto do seu genitor em boa parte das reuniões festivas do Led Zeppelin

O baterista Jason Bonham conta com um currículo estrelado. Além de trabalhos próprios, o supergrupo Black Country Communion e a atual parceria com Sammy Hagar, o músico já tocou com nomes como UFO, Foreigner e The Quireboys, apenas para ficar em alguns.

Mas não dá para fugir, ele sempre será lembrado pelo Led Zeppelin. Na maior parte das poucas reuniões que a banda fez, lá estava o filho de John Bonham ocupando o lugar que pertenceu ao pai no período em que as atividades ocorreram em tempo integral.

- Advertisement -

Sendo assim, o herdeiro tem autoridade suficiente para mencionar aquela que considera a melhor linha feita pelo pai. Em depoimento à revista Q, resgatado pelo Far Out Magazine, foi mencionada uma composição de Memphis Minnie e Kansas Joe McCoy em 1929. Ela foi retrabalhada para o álbum “Led Zeppelin IV” (1972).

“‘When the Levee Breaks’ tem a introdução de bateria dos deuses. Você poderia tocar em qualquer lugar e as pessoas saberiam que é John Bonham.”

Os samples de “When the Levee Breaks”

Posteriormente, o arranjo percussivo foi sampleado por muitos artistas. Beyoncé e Jack White o usaram em “Don’t Hurt Yourself” do álbum “Lemonade” (2016). Dr. Dre reproduziu a bateria em “Lyrical Gangbang”, enquanto o Massive Attack a adicionou em “Man Next Door” do álbum “Mezzanine” (1998). Já os Beastie Boys incorporaram as batidas de Bonham em “Rymin’ And Stealin”, presente em “Licensed to Ill” (1986).

Leia também:  O álbum que melhor representa o The Doors, segundo Robby Krieger

A decepção de Jason Bonham

Não é segredo para quem acompanha a história envolvendo a árvore genealógica do Led Zeppelin que Jason só passou realmente a levar a prática no kit a sério após John falecer. Sendo assim, ele possui uma lamentação:

“Nunca tive a chance de dizer ao meu pai o quão incrível ele era – ele era apenas o meu pai.”

Sobre John Bonham

Nascido em Redditch, Worcestershire, Inglaterra, John Henry Bonham começou a carreira tocando em bandas locais. Em duas delas, teve a companhia do vocalista Robert Plant.

Em 1968, foi chamado para se juntar ao Led Zeppelin. O grupo se tornaria um dos mais influentes da história da música. Exceção às reuniões esporádicas após 1980, participou de todas as atividades.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Também gravou com The Family Dogg, Screaming Lord Sutch, Roy Wood, Lulu, Jimmy Stevens e Wings. Em 1974 participou do filme Son Of Dracula. Também esteve presente na trilha sonora, junto de Ringo Starr (The Beatles) e Keith Moon (The Who).

Morreu no dia 24 de setembro de 1980, aos 32 anos, asfixiado pelo próprio vômito enquanto dormia. A tragédia fez Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones decretarem o fim da colaboração.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA melhor linha de bateria de John Bonham, segundo o filho Jason
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades