A grande diferença entre Tony Iommi e Randy Rhoads, segundo Gus G

Guitarrista grego tocou músicas dos dois icônicos instrumentistas no período em que fez parte da banda de Ozzy Osbourne

A carreira de Ozzy Osbourne possui dois pontos que podem ser considerados os mais altos: o início do Black Sabbath e a parceria com Randy Rhoads nos dois primeiros discos solo.

Sim, a fase “No More Tears” (1991) também é importantíssima. Porém, apesar dos problemas pessoais em anos recentes, ali já estava um artista consolidado.

- Advertisement -

O guitarrista grego Gus G fez parte da banda do Madman entre 2009 e 2017. Em entrevista ao That Metal Interview (transcrita pelo Ultimate Guitar), o músico falou sobre as diferenças entre tocar o material de Tony Iommi e o de Rhoads. E você pode se surpreender em relação a qual ele mencionou como mais complicado.

“Eles são totalmente diferentes. Eu acho que as coisas de Iommi… Há uma estética, mas ao mesmo tempo, é uma forma muito livre, como seus solos são meio confusos, mas de alguma forma, tudo se encaixa. Sabe o que quero dizer? Então, muito improvisado e muito psicodélico dos anos 70. Eu cresci com isso, mas esse tipo de vibe é um pouco distante do típico heavy metal, onde o solo é construído. Randy Rhoads é totalmente o oposto. Ele é o cara que construía seus solos, cada parte era escrita. Mas Tony Iommi não funcionava assim, ele não escrevia. Então, talvez algumas dessas coisas fossem um pouco mais – não difíceis, mas um pouco mais complicadas de tocar. Mas, você sabe, tecnicamente, eu não diria que foi fácil, embora tenha sido totalmente factível para mim.”

Curiosamente, questionado sobre suas músicas preferidas entre as que tocou ao vivo, duas das três menções foram para sons gravados por outro guitarrista: Jake E. Lee.

“Oh, cara. Eu adorava tocar ‘Bark at The Moon’. Costumávamos abrir os shows com ela. É uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos. Também amo ‘Mr. Crowley’ e adorei ‘Shot in The Dark’. Acho eram minhas favoritas. E as coisas do Sabbath, é claro.”

Gus G e Ozzy Osbourne

Gus ainda foi questionado se mantém contato com a família Osbourne atualmente.

“Não muito. Faz um tempo que não falo com eles… Há alguns e-mails ocasionais com Sharon, tipo um ‘Feliz Natal’. Mas, na verdade, não muito além disso.”

Firewind e “Stand United”

No momento, Gus G prepara o lançamento do próximo álbum do Firewind. “Stand United” é o décimo lançamento de inéditas da carreira da banda de power metal. Ele sai dia 1º de março de 2024, via AFM Records.

Leia também:  Glen Benton lamenta que metal hoje só tenha “wannabes com visual do Weezer”

A formação atual do grupo se completa com o vocalista Herbie Langhans (Avantasia, ex-Seventh Avenue e Voodoo Circle), o baixista Petros Christo e o baterista Jo Nunez (Lords of Black, ex-Kamelot e Marty Friedman). O tracklist conta com 9 faixas autorais e um cover para “Talking in Your Sleep”, da banda pop oitentista The Romantics.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA grande diferença entre Tony Iommi e Randy Rhoads, segundo Gus G
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades