A reação mista de Brian May a estudo sobre como o Queen melhora a saúde

Defensor da causa animal, guitarrista do Queen aponta que estudo poderia ter sido feito com voluntários humanos em vez de ratos

O Queen faz bem para a saúde e a alma. Contudo, Brian May tem suas reservas quanto aos métodos usados por cientistas na busca dessa conclusão.

Um estudo feito na Suíça descobriu que células em ratos produzem insulina quando expostas à música — em especial “We Will Rock You”, clássico da banda inglesa. De acordo com reportagem da revista Forbes, os especialistas descobriram que “como as células respondem ao movimento criado pelas ondas sonoras, certos tipos de música funcionam melhor do que outros”.

“Depois de tentar várias fontes sonoras diferentes, os pesquisadores notaram que ‘We Will Rock You’ foi particularmente boa em abrir os canais celulares para a saída da insulina. Eles então implantaram as cápsulas em ratos para descobrir se ainda funcionavam quando o som tinha que passar pela pele. Funcionou, mas apenas se o alto-falante fosse colocado diretamente nos ratos.”

- Advertisement -

O guitarrista soube da novidade, mas fez questão de mostrar sua insatisfação com o estudo ter sido feito usando intervenções cirúrgicas em ratos. Em uma publicação no Instagram (via Classic Rock), May escreveu:

“Então! Quem poderia ter adivinhado?! ‘We Will Rock You’ faz bem à saúde! Fico feliz com isso. Mas nem um pouco feliz que esses cientistas torturaram ratos para descobrir isso. É bem conhecido que muitos medicamentos e procedimentos que funcionam em ratos NÃO funcionam em humanos. ‘Provar’ medicamentos em animais não-humanos foi a causa da terrível tragédia envolvendo talidomida há anos.”

Talidomida foi um sedativo desenvolvido na década de 1950 e oferecido a mulheres grávidas como remédio para enjoo matinal sem qualquer teste para determinar efeitos colaterais — experimentos foram feitos apenas em camundongos. Como resultado, dezenas de milhares de bebês nascendo com deformidades físicas antes do medicamento ser retirado de circulação na Europa em 1961.

Leia também:  A surpreendente banda inglesa mais ouvida no streaming — não é Beatles

Além disso, May ainda chamou atenção para o dilema ético geral envolvendo testes em animais.

“Fico horrorizado que cientistas possam sem culpa alguma fazer esses pobres animais sofrerem para provar um ponto possível de ser verificado usando voluntários humanos. Aí sim eu estaria sorrindo. Mas isso? É tão fácil passar pano por cima do jeito deplorável que tratamos animais. Isso precisa parar. Já passou da hora que cientistas sejam responsabilizados pelo que fazem. É hora deles tomar responsabilidade por seu comportamento. Eu NÃO estarei celebrando essa notícia hoje à noite.”

Brian May e o veganismo

Brian May é vegano e um crítico ferrenho ao tratamento cruel da sociedade para com animais, sejam silvestres ou em cativeiro. O músico chegou a fazer uma canção promovendo um abaixo-assinado contra a campanha de exterminação de texugos no Reino Unido em 2012. Intitulada “Save the Badger Badger Badger”, a faixa ganhou um clipe em animação por parte dos fãs.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA reação mista de Brian May a estudo sobre como o Queen...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades