Johnny Depp e Jeff Beck processam homem que os acusou de plagiar poema

Dupla reconhece que pode ter copiado versos, mas contesta direitos do reclamante sobre a obra

De acordo com a Rolling Stone, Johnny Depp e Jeff Beck moveram um processo contra o folclorista e professor Bruce Jackson. Ele acusou a dupla de plagiar um poema escrito por Slim Wilson e documentado tanto em seu livro de 1974 quanto em seu álbum de 1976, ambos chamados “Get Your Ass in the Water and Swim Like Me”.

A música “Sad Motherfuckin’ Parade”, lançada pelo duo no álbum “18” (2022), traz vários versos semelhantes aos de um poema chamado “Hobo Ben”, incluindo um que dá à música seu título.

- Advertisement -

Um dos trechos do poema original, em inglês, diz:

“I’m raggedy I know, but I have no stink; and God bless the lady that’ll buy me a drink; Heavy-hipted Hattie turned to Nadine with a laugh; and said: ‘what that funky motherfucker really need, child, is a bath’.”

Conforme aponta a revista americana, os versos “I’m raggedy, I know, but I have no stink”, “God bless the lady that’ll buy me a drink” e “What that funky motherfucker really needs, child, is a bath” também aparecem na música em “Sad Motherfuckin’ Parade”.

Leia também:  Câmara dos Deputados aprova projeto da “Lei Taylor Swift”

Conforme reportado anteriormente pela Rolling Stone e abordado aqui no site em agosto, Jackson conheceu Wilson – pseudônimo dado pelo pesquisador para preservar a identidade do preso contra represálias dos guardas – em 1964 enquanto o poeta cumpria uma sentença na penitenciária estadual de Missouri por assalto à mão armada. O pesquisador ficou tão encantado com o dom para oratória e poesia que fez questão de registrar as performances.

O que dizem as partes

Johnny Depp e Jeff Beck reconheceram, em nota à Rolling Stone, a possibilidade de inspiração. Porém, alegam que Bruce Jackson “não possui direitos autorais nas palavras” de “Hobo Ben”.

Em pronunciamento à publicação americana, Jackson declarou:

“Eles não escreveram uma palavra de ‘Sad Motherfuckin’ Parade’ e estão processando a pessoa de quem roubaram e que os pegou fazendo isso. Do meu ponto de vista, isso é como um ladrão processar um proprietário porque cortou a mão na janela da cozinha que quebrou ao entrar.”

Rachel e Michael, filhos de Bruce, são advogados especializados em propriedade intelectual. Eles classificam a tentativa da dupla como:

“Uma tentativa descarada de distrair a atenção do público de suas repetidas tentativas de reivindicar a autoria de uma música que eles não escreveram. A hipocrisia é profunda com esses dois.”

Johnny Depp, Jeff Beck e “18”

Lançado em julho deste ano, o álbum “18” chegou ao top 20 em 4 paradas europeias. O trabalho conta com 11 covers e 2 faixas autorais – uma delas a que causa a polêmica.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJohnny Depp e Jeff Beck processam homem que os acusou de plagiar...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades