Tony Iommi crava mês para relançar álbuns do Black Sabbath com Tony Martin

Guitarrista também revelou estar compondo material inédito e comentou projetos realizados em 2023

Tony Iommi publicou um vídeo nas redes sociais com sua já tradicional mensagem de fim de ano. Nela, o guitarrista do Black Sabbath estabeleceu que em maio de 2024 será lançado o aguardado box set que recoloca no mercado os álbuns do grupo entre 1989 e 1995 – exceção a “Dehumanizer” (1992).

­

- Advertisement -

A fase, com Tony Martin nos vocais, compreende os discos “Headless Cross” (1989), “TYR” (1990), “Cross Purposes” (1994), e “Forbidden” (1995), além do ao vivo “Cross Purposes Live”, divulgado em áudio e vídeo.

Todos esses trabalhos foram lançados pela gravadora britânica IRS, após a banda ter sido mandada embora da Vertigo, responsável por distribuir seus 13 primeiros álbuns de estúdio. A decisão foi tomada após insatisfações com as baixas vendas de “Seventh Star” (1986) e “The Eternal Idol” (1987).

Na filmagem, transcrita pelo site IgorMiranda.com.br, Iommi declara:

“Em 2022, quando deixei minha mensagem de fim de ano, eu disse que teríamos um box set (da fase IRS) sendo lançado. Bem, agora fui informado que será lançado em maio. Havia sido adiado com papelada e questões legais, mas de qualquer forma, agora será lançado em maio, se você estiver interessado — e espero que esteja.”

O músico também revelou que está compondo material inédito. Neste caso, ele não sinalizou qualquer prazo de lançamento. Também comentou sobre “Deconstruction”, canção gravada em parceria com o vocalista Serj Tankian (System of a Down) e Cesar Gueikian, CEO da fabricante de guitarras Gibson.

“Espero que haja mais coisas acontecendo no próximo ano. Também fiz uma música com Cesar Gueikian da Gibson e Serj Tankian do System of the Down. Fiz uma faixa com eles, para arrecadar dinheiro para a Armênia, o que foi bom. Veremos o que acontece agora no próximo ano. Irei informá-los à medida que prosseguirmos. Mas sim, estou compondo e fazendo muitas coisas. Está soando muito bem, estou muito feliz com isso. Posso usar alguma orquestração, talvez não. Veremos.”

Tony Iommi em 2023

Ainda durante sua mensagem de fim de ano, Tony Iommi refletiu a respeito de seus projetos em 2023. Um deles foi o “Black Sabbath: The Ballet”. Como o título sugere, o espetáculo oferece interpretações em forma de dança para clássicos dos pais do heavy metal. A direção é de Carlos Acosta, com o guitarrista tendo supervisionado o desenvolvimento.

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

“Foi maravilhoso. Fizeram um trabalho tão brilhante. Os dançarinos são fantásticos, todas as pessoas estavam muito envolvidas e foi muito divertido. Apareci no final de alguns shows, não todos, só alguns, mas assim que colocaram à venda, os ingressos se esgotaram rapidamente, o que foi fantástico. Recebemos muitos fãs do Sabbath, que realmente gostaram. Espero que em 2024 eles conversem sobre levar o espetáculo para a América e a Europa. Espero que isso aconteça e que todos possam ver. Vale a pena.”

Iommi relembrou também de sua participação na série documental “Greatest Guitar Riffs”, realizada pelo grupo britânico Sky. O integrante de todas as formações do Black Sabbath ganhou um episódio, assim como Andy Summers (The Police) e Nancy Wilson (Heart).

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá Avenged, Evanescence, Deep Purple e Incubus, segundo jornalista

“Fiz um documentário para a Sky, que também foi muito interessante. Gravei em casa e fora. Foi muito divertido. Brian May apareceu, trabalhamos juntos e tocamos juntos, foi ótimo. Se você não consegue vê-lo na Sky, você pode conseguir no YouTube, está no YouTube em todo o mundo.”

Ao mencinoar seus trabalhos em estúdio, Tony celebrou sua participação durante um show do Hollywood Vampires em Birmingham, Inglaterra, terra natal do próprio músico. Na ocasião, o artista subiu ao palco para tocar “Paranoid”, faixa-título do segundo álbum e música mais popular do Sabbath.

“Tenho trabalhado no estúdio, é claro, e feito coisas que todo mundo faz, na verdade. E eu fiz um show com Johnny Depp e o Hollywood Vampires, Alice Cooper, Joe Perry e o resto da turma. Muito divertido, muito bom, algo diferente para mim.”

Black Sabbath e os álbuns com Tony Martin

Em entrevista de janeiro de 2022, ao The Metal Voice (transcrita pelo Blabbermouth), Tony Martin anunciou que os relançamentos não contariam com material inédito. O motivo seria um acordo entre os membros originais do Black Sabbath.

“Tony Iommi me disse que haviam chegado a um acordo que ninguém mais além deles poderia gravar material novo usando o nome. O máximo que poderíamos fazer era disponibilizar os discos antigos, mas sem adicionar nada. Então, estamos esperando para ver. Só não podemos relançar ‘Eternal Idol’, pois os direitos dele estão com a gravadora. ‘Forbidden’, provavelmente, será remixado.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasTony Iommi crava mês para relançar álbuns do Black Sabbath com Tony...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades