K.K. Downing diz que Iron Maiden ultrapassou Judas Priest “merecidamente”

Trabalho duro e ético são apontados pelo guitarrista como motivos para a banda ter chegado ao topo

Nos anos 1980, Judas Priest e Iron Maiden, dois dos nomes mais proeminentes no cenário do heavy metal, tinham uma rivalidade particularmente acirrada. Embora cada um tivesse sua base leal de fãs, os do Maiden se provaram muito mais numerosos e dedicados: estima-se que o grupo tenha vendido mais de 130 milhões de cópias em todo o mundo, contra 50 milhões do rival.

Em recente entrevista ao Consequence, o ex-guitarrista do Priest, K.K. Downing falou sobre como o Maiden cresceu a ponto de superar sua antiga banda — e como foi incapaz de prever isso. Ele disse:

“Não fazíamos ideia de que o Maiden se tornaria uma banda tão grande. Porque era 1980 quando eles saíram em turnê conosco. E porque eles eram parte da chamada New Wave of British Heavy Metal… não sabíamos se isso traria longevidade para essas bandas ou não.”

- Advertisement -

Downing cita Diamond Head, Saxon e Venom como exemplos daquela safra que estão na ativa até hoje. Contudo, o hoje líder do KK’s Priest admite que nenhuma delas com o “merecido” prestígio do Iron Maiden.

“Simplesmente chegaram ao topo. Literalmente nos ultrapassaram – e merecidamente. Esses caras trabalharam muito. E mesmo agora, não dá para acreditar em quantos shows e turnês fazem. Ética de trabalho incrível.”

A rivalidade entre Judas Priest e Iron Maiden

De acordo com K.K. Downing, tanto em entrevistas quanto na autobiografia “Heavy Duty: Minha Vida no Judas Priest” (Estética Torta, 2021), o mal-estar entre as bandas teve origem quando o Maiden fez provocações na imprensa antes de sair como atração de abertura durante a turnê do álbum “British Steel” (2000), do Priest. Uma declaração do então vocalista Paul Di’Anno na qual ele prometia “arrebentar” com os headliners teria acendido o pavio da discórdia.

Leia também:  A música dos primórdios que deu direção ao Pink Floyd, segundo David Gilmour

Judas Priest e Iron Maiden fariam nova turnê conjunta dois anos depois. No entanto, foram incapazes de instaurar um clima de paz nos bastidores. A relação só se tornou amistosa nas décadas seguintes, ainda que sem tanta aproximação.

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesK.K. Downing diz que Iron Maiden ultrapassou Judas Priest “merecidamente”
Marcelo Vieira
Marcelo Vieirahttp://www.marcelovieiramusic.com.br
Marcelo Vieira é jornalista graduado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), com especialização em Produção Editorial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Há mais de dez anos atua no mercado editorial como editor de livros e tradutor freelancer. Escreve sobre música desde 2006, com passagens por veículos como Collector's Room, Metal Na Lata e Rock Brigade Magazine, para os quais realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais, cobriu shows e festivais, e resenhou centenas de álbuns, tanto clássicos como lançamentos, do rock e do metal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades