A linha de baixo do Red Hot Chili Peppers que Flea quis consertar

Baixista acredita que gravação específica do álbum “One Hot Minute” (1995) soou engessada

O álbum “One Hot Minute” (1995) saiu em um período complicado da história do Red Hot Chili Peppers. Sucessor do popular “Blood Sugar Sex Magik” (1991), o disco contou com Dave Navarro na guitarra, substituindo John Frusciante, que deixou a banda na época, sobretudo, por conflitos internos e problemas com drogas.

Segundo Frusciante, o lançamento soou “forçado” e nenhum dos integrantes tem orgulho do material. Flea, como o próprio pontuou em entrevista à Bass Player em 1996, não se preocupou em soar perfeito no trabalho, mas guardou certo arrependimento em relação a uma linha de baixo específica: a de “Aeroplane”.

- Advertisement -

A ideia para o instrumento na faixa surgiu enquanto o baixista estava sentado na garagem, com um baixo de cordas finas dado pelo músico Louis Johnson. Naturalmente, Flea começou a tocar, inspirado pelo funk dos anos 1970. Quando levou a criação para o estúdio, no entanto, não ficou satisfeito com o resultado.

“Na verdade, ‘Aeroplane’ era a única música com a qual eu estava preocupado. Achei que estava soando como um cara branco estúpido tentando ser funky. Quando eu toquei no estúdio, o baixo não foi gravado da maneira correta, então precisei fazer overdub [gravar em cima de uma base já pré-gravada]. Nós usamos a gravação de qualquer maneira, mas é a única coisa que eu voltaria e consertaria. Continuava me parecendo meio engessada, não era um bom dia para mim. Eu queria refazer, mas Rick Rubin [produtor] disse que ficou legal.”

Red Hot Chili Peppers, Flea e “One Hot Minute”

De modo geral, Flea considera que tocou de maneira simples (e até com erros) no “One Hot Minute”, em comparação ao “Blood Sugar Sex Magik”. Em suas palavras, as diferenças entre os projetos aconteceram, principalmente, devido ao “novo momento” do grupo com a entrada de Dave Navarro.

“Há duas grandes diferenças entre esses álbuns. Primeiro, eu estava enfrentando uma situação emocional diferente em ‘One Hot Minute’, saindo de um período de dois anos de miséria, em que eu me encontrava para baixo emocionalmente, fisicamente e espiritualmente. Em segundo lugar, Dave Navarro é muito diferente de John Frusciante. Dave se entrega no estúdio, passava semanas em cada música, colocava 15 camadas de guitarra em cada faixa e levando isso para a mixagem.”

“One Hot Minute” é o único álbum de Navarro com o Chili Peppers. Após a conclusão da turnê de divulgação, em julho de 1997, a banda se reuniu para um novo trabalho, que não evoluiu em função do vício do guitarrista em substâncias químicas que entrou em conflito com a sobriedade de Anthony Kiedis.  

Leia também:  Saiba datas do Summer Breeze Brasil 2025, segundo jornalista

A demissão do ex-Jane’s Addiction veio no mesmo período em que Frusciante superou a dependência e ficou apto a retomar seu posto de guitarrista do Chili Peppers. A banda se reergueu com o lançamento dos álbuns de maior sucesso da carreira: “Californication” (1999) e “By the Way” (2002). 

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA linha de baixo do Red Hot Chili Peppers que Flea quis...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades