Como foi criado o lendário clipe de “Californication”, do Red Hot Chili Peppers

Josh Scherr, designer que participou do trabalho, revelou em entrevista uma série de detalhes a respeito da famosa produção

O videoclipe de “Californication”, faixa-título do álbum lançado pelo Red Hot Chili Peppers em 1999, não apenas é um dos mais icônicos da banda, mas da indústria musical como um todo. A temática transportava o espectador para um videogame e colocava os músicos em sintonia com toda uma geração mais nova, que não havia presenciado seu auge em anos anteriores.

Em entrevista ao site The Gamer, o designer Josh Scherr, que participou da produção, deu alguns detalhes sobre como a ideia surgiu. Atualmente ele trabalha no Naughty Dog, estúdio responsável por franquias como “The Last of Us” e “Uncharted”.

“Muito do que foi feito apenas saiu das mentes dos fãs de videogame que integravam a equipe. Eu nunca tinha participado da criação de um videoclipe antes e parecia divertido.

Fui avisado que o prazo era incrivelmente curto. Tínhamos quatro semanas, incluindo fins de semana, para animar e renderizar a coisa toda. Mas o pagamento era excelente, e eu gostava da banda, então fui atrás. Não fazia ideia de que seria tão popular e lembrado duas décadas depois.”

- Advertisement -

Josh também ressalta que o clipe não apenas buscava inspiração em jogos da época, mas também buscava adiantar algumas tendências que estavam sendo desenvolvidas.

“Você deve ter em mente que este vídeo foi feito no verão de 2000. O PlayStation 2 tinha acabado de sair alguns meses antes no Japão, ainda não havia chegado aos Estados Unidos. Jogos como ‘Grand Theft Auto 3’ e ‘Metal Gear Solid 2’ ainda estavam a mais de um ano do lançamento e o SSX original foi lançado em outubro.

Na época, muitas coisas que colocamos pareciam fantasiosas. Nos anos seguintes, certamente vimos muitos jogos malucos de snowboard e direção, jogos que simulam uma cidade inteira e, claro, jogos com pessoas correndo de edifícios em colapso.”

Leia também:  Como “Doolittle” fez Pixies chegar ao ápice sonoro e às paradas

Toque pessoal

Ainda durante a entrevista, Josh Scherr explicou que não estava diretamente envolvido no processo criativo por trás do vídeo. A parte de desenvolvimento da ideia foi trabalhada pelos co-diretores Valerie Faris e Jonathan Dayton, posteriormente consagrados por dirigirem o filme “Pequena Miss Sunshine” (2006).

Os músicos do Red Hot Chili Peppers adoraram o resultado final. Foi um pedido deles, inclusive, a entrada de alguns pontos pessoais para identificar melhor cada personagem.

“Algumas ideias vieram do pensamento, por exemplo: que tipo de jogabilidade surgiria se você criasse um game que se passasse em Hollywood Boulevard? Quem ou quais seriam os obstáculos? Os membros da banda também queriam injetar seu próprio toque pessoal sempre que possível. John Frusciante, por exemplo, citou Leonardo da Vinci como uma inspiração para a recuperação de seus vícios, então seu avatar encontra a oficina de da Vinci e depois há sua máquina voadora. Além de ter alguns ambientes legais para explorar, a banda também quis referenciar os temas de artificialidade na música e transmitir suas mensagens pró-meio ambiente.”

Leia também:  A diferença entre Robert Plant e Paul Rodgers, segundo Jimmy Page

Game real baseado no videoclipe

Recentemente, o sonho de muitos fãs finalmente se materializou, quando um game baseado na produção foi lançado. A autoria é do desenvolvedor Miquel Camps Orteza, que o carregou na plataforma indie Itch.io.

O jogo permite que os jogadores selecionem um integrante da banda e, em seguida, coletem logotipos em um dos sete ambientes da Califórnia presentes no vídeo. Isso inclui nadar no oceano, descer uma montanha de snowboard, voar por arranha-céus em uma libélula e correr pela floresta de Redwood.

Red Hot Chili Peppers e o álbum “Californication”

Lançado em 8 de junho de 1999, o álbum “Californication” marcou o primeiro retorno do guitarrista John Frusciante à banda. É o mais bem-sucedido comercialmente, tendo vendido cerca de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Ganhou disco de platina dupla no Brasil.

“Unlimited Love”, que marcará a segunda volta do músico, sai no próximo dia 1º de abril.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo foi criado o lendário clipe de "Californication", do Red Hot Chili...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades