Quando professor de guitarra de John Frusciante disse que ele era ruim

Comentário abalou guitarrista do Red Hot Chili Peppers, que era adolescente na época; ocasião também o aproximou do trabalho de Steve Vai

John Frusciante construiu uma carreira consolidada como guitarrista. O integrante do Red Hot Chili Peppers começou a tocar o instrumento ainda criança e, desde cedo, buscou por uma identidade musical. Mas nem sempre teve o trabalho elogiado ou reconhecido. 

Durante participação no “This Little Light”, podcast do baixista e colega de banda Flea, o artista disse que, na adolescência, fez uma única aula com um certo professor de guitarra por indicação de sua mãe. Como relembrou, conforme transcrição do site Music Radar, o profissional não gostou da forma que ele tocava e chegou a descrevê-lo como “ruim”:

“Minha mãe conheceu um cara em uma loja de comida saudável e disse para ele que o filho dela era um grande guitarrista. Então eu fui para a casa desse cara e levei umas boas gravações feitas por mim, inspiradas em Adrian Belew e Robert Fripp (King Crimson). Toquei para ele algumas dessas músicas, eu estava indo bem, no caminho certo. E esse cara disse: ‘quero ver você tocar uma escala de blues o mais rápido possível’. E eu toquei uma escala de blues o mais rápido que pude e ele disse: ‘isso não é rápido, você não é um bom guitarrista… esse barulho que você faz nas suas gravações é ok, mas se você não pode tocar uma escala rápida de blues, você não pode sair por aí dizendo às pessoas que é um bom guitarrista’.”

- Advertisement -

Na opinião do professor, Tommy Bolin (Deep Purple) e Steve Vai eram exemplos no instrumento. Por isso, como “lição de casa”, entregou a Frusciante o álbum de estreia de Vai, “Flex-Able”, lançado em 1984. 

“Ele disse que eu poderia pegar o disco emprestado. Mas nunca mais voltei para a casa desse cara. A sensação de ouvir que eu não era um bom guitarrista era a pior coisa que eu poderia imaginar. Eu só queria ter certeza de que ninguém ia me dizer isso novamente.”

Relato do próprio Steve Vai

Depois da ocasião, o então jovem músico seguiu o conselho e mergulhou na obra de Vai, que virou uma de suas grandes inspirações:

“‘Flex-Able’ era um álbum muito diferente, com muitas variedades. A abordagem da guitarra era completamente distinta em cada canção. Isso virou minha referência. Eu já tinha começado a analisar algumas músicas de Frank Zappa e sabia que Steve Vai tocava guitarra em sua banda. Foi nessa época que Frank Zappa e Steve Vai se tornaram minha coisa favorita.”

Anos mais tarde, o membro do Red Hot Chili Peppers conseguiu contar toda a história para o próprio Steve Vai. Para a sua surpresa, o veterano também passou por um caso semelhante no passado.

“Eu realmente contei essa história para Steve Vai há uns cinco anos. Ele me fez sentir tão bem em relação a isso. Ele também me contou uma história sobre um professor de música que acabou com seu psicológico. Não consigo dizer o quão bom foi ter Steve Vai me entendendo.”

Sobre John Frusciante

Nascido em Nova York, John Anthony Frusciante se mudou com a mãe para Los Angeles e começou a participar da cena Punk local ainda na infância. Fez as primeiras gravações aos 14 anos, quando já tinha uma boa capacidade técnica como guitarrista.

Leia também:  Os maiores desafios ao fazer o 1º Rock in Rio, segundo Roberto Medina

Conheceu o Red Hot Chili Peppers e se aproximou da banda na juventude. Tornou-se membro pela primeira vez em 1988. Em suas três passagens já gravou seis álbuns. Os mais recentes, “Unlimited Love” e “Return of the Dream Canteen”, saíram ano passado. O primeiro chegou ao topo da parada americana.

Em sua carreira solo, já disponibilizou 13 discos e 7 EPs, realizando um trabalho mais experimental, com influências de ambient music e new wave. Também registrou parcerias como o Ataxia, com Josh Klinghoffer e Joe Lally, além do Trickfinger, pseudônimo que utilizou para um projeto eletrônico. Entre participações em estúdio, ao vivo e produções, colaborou com Glenn Hughes, The Mars Volta, Duran Duran, Wu-Tang Clan, Johnny Cash, Ziggy Marley George Clinton e Johnny Marr, entre outros.

Leia também:  Chitãozinho e Xororó se apresentarão no Rock in Rio 2024, segundo jornalista

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando professor de guitarra de John Frusciante disse que ele era ruim
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades