A música do Fleetwood Mac que o Led Zeppelin copiou, segundo Jimmy Page

Como se pressupõe, estamos falando da fase inicial do grupo, mais voltada ao blues rock

Não é mera figura de linguagem: o Fleetwood Mac é um caso de banda que realmente possui fases sonoras distintas. A segunda, com mais elementos pop, levou o grupo ao estrelato. A primeira, voltada ao blues rock, pode não ter alcançado o mesmo sucesso. Porém, serviu de influências para vários nomes que fizeram história nos anos posteriores.

­

- Advertisement -

Em depoimento ao livro “Classic Rock Stories: The Stories Behind the Greatest Songs of All Time” (1998), resgatado pelo Far Out Magazine, Jimmy Page não se fez de rogado ao assumir que um clássico do Led Zeppelin teve mais do que uma inspiração dos conterrâneos.

Leia também:  Por que Eddie Van Halen parou de jogar palhetas ao público em shows nos anos 2000

“Acho que se você quer dizer que nos apoiamos em algo no que diz respeito à estrutura de ‘Black Dog’, é possível lembrar de ‘Oh Well’ do Fleetwood Mac. Sabe aquela parte onde tudo para e fica só o vocal? Então, aí está…”

Por fim, o guitarrista ainda brincou:

“Agora eles vão nos processar.”

Fleetwood Mac e “Oh Well (Part 1)”

“Oh Well (Part 1)” teve sua versão original incluída no álbum “Then Play On” (1969). Terceiro trabalho de estúdio, foi o último a contar com o guitarrista Peter Green. Também marcou a estreia do vocalista e guitarrista Danny Kirwan. Chegou ao 6º lugar na parada britânica. Nos Estados Unidos, ficou em um discreto 109º posto.

Led Zeppelin, “Black Dog” e “IV”

“Black Dog” é a faixa de abertura de “Led Zeppelin IV” (1972), um dos discos mais vendidos da história, com quase 40 milhões de cópias comercializadas mundialmente. Conta com várias das músicas mais conhecidas do grupo, incluindo “Rock and Roll” e “Stairway to Heaven”. Chegou ao 1º lugar na Grã-Bretanha, 2º nos Estados Unidos e ganhou premiação de ouro no Brasil.

Leia também:  A música do Metallica que Lars gostaria de ouvir o Deep Purple tocar

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música do Fleetwood Mac que o Led Zeppelin copiou, segundo Jimmy...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades