Por que James Hetfield não ouve bateria de Lars Ulrich no retorno em shows do Metallica

Situação curiosa foi explicada pelo vocalista e guitarrista do Gojira, Joe Duplantier, que já excursionou com a veterana banda de metal

Não há dúvidas de que a grande liderança musical do Metallica é exercida pelo vocalista e guitarrista James Hetfield. Embora o baterista Lars Ulrich seja quem mais se destaque nas ações empresariais da banda, além de colaborar bastante no direcionamento artístico e nas composições, o grande chefe musical do grupo é o frontman.

Joe Duplantier, vocalista e guitarrista do Gojira, compartilhou alguns detalhes curiosos sobre como funciona o Metallica nos bastidores. E as falas do músico, que já excursionou com a lendária banda de thrash metal, em entrevista ao RockSverige parecem confirmar o que foi dito no parágrafo anterior.

- Advertisement -

De acordo com Duplantier, o fone de retorno de áudio usado por Hetfield nos shows praticamente não traz o som da bateria de Lars Ulrich. Há uma explicação por trás: segundo ele, todo o Metallica acaba seguindo o que é feito por Hetfield, diferentemente de várias outras bandas, que são conduzidas por seus bateristas em cima do palco.

James Hetfield, o líder do Metallica

Inicialmente, o cantor do Gojira começou a falar sobre o Metallica após ser perguntado quem é seu grande herói na guitarra.

“James Hetfield. Eu sei, é surpreendente (risos). Não, não é surpreendente, porque eu sempre tenho falado sobre ele. Surpreendente porque James é mais um líder de banda e um vocalista. Ninguém pensa em Hetfield como um guitarrista. E não estou falando sobre solos.”

Leia também:  O surpreendente diferencial de se trabalhar com Axl Rose, segundo Josh Freese

Em seguida, Duplantier apontou Dimebag Darrell, do Pantera, como um grande guitarrista em termos de solos. Porém, destacou o trabalho de James Hetfield no instrumento de forma geral.

“James Hetfield tem algo… se houvesse uma escola, ele seria meu professor. A mão direita dele é um martelo imparável. É a base da seção rítmica no Metallica. Eu acho que Lars apenas ‘dança’ em volta da guitarra de James. Todo mundo segue James.”

Dispensando bateria de Lars Ulrich

Joe Duplantier, então, se recordou de uma ocasião em que o Gojira estava em turnê com o Metallica. Em dado momento, ele teve acesso ao retorno de áudio usado por James Hetfield nos shows.

“Fiquei amigo do mesário de retorno deles. […] Uma vez, quando o Metallica, ele me deu os monitores in-ear sobressalentes do James, um receptor com o retorno do áudio do James no palco. Ele me viu observando James e a p*rra da mão direita dele. […] É muito precisa. Então, fui ouvir o retorno do áudio de James no palco e fiquei surpreso ao ver que quase não se ouvia a bateria no fone dele. Talvez houvesse algum chimbal, mas ele estava voando através das músicas. Só se ouvia o próprio James no retorno dele.”

Leia também:  O big 4 do rock progressivo, segundo Ian Anderson

Por fim, Joe Duplantier destacou que no retorno de James havia apenas “um pouco de bateria para que tudo se conectasse”. Porém, na visão dele, é o frontman do Metallica que conduz a sonoridade da banda no palco.

“Algumas bandas precisam de muita bateria no retorno por causa do caos em cima do palco, mas James pode fazer um show inteiro com todo mundo o seguindo. Até Lars. Acho que Lars segue James quando toca.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que James Hetfield não ouve bateria de Lars Ulrich no retorno...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades