Os 4 guitarristas atuais favoritos de John Frusciante

Integrante do Red Hot Chili Peppers escolheu nomes modernos que têm feito trabalho diferenciado da maioria na opinião dele

Quando falamos sobre artistas do passado que estão conectados com o que ocorre atualmente, John Frusciante é uma das figuras que definitivamente não parou no tempo. O guitarrista do Red Hot Chili Peppers está sempre antenado com as novidades, servindo como boa fonte de indicações.

Em entrevista à Guitar World, o músico citou 4 colegas de instrumento que são seus preferidos das gerações recentes.

- Advertisement -

Os guitarristas atuais favoritos de John Frusciante

1. Ty Segall

“Um grande músico. Um dos meus álbuns favoritos, Twins, é só ele tocando tudo. Manipulator é outro. Eu amo o seu estilo, porque vai em frente e derrama sua energia e magnetismo através do instrumento. Ele é tão bom em fazer o instrumento e a amplificação responder aos seus sentimentos que você nunca sabe como vai soar a seguir. Seu jeito de tocar tem aquela qualidade enganosa de ‘desleixo’ que só pode ser tocada por pessoas que são tão intensas quanto suas almas. Quando elas parecem não dar a mínima, você ouve convicção e sinceridade. Em seu descuido, o que transparece é que ele se importa profundamente.”

2. Cory Hanson (Wand)

“Sou muito feliz por ele existir. É um cara que faz exatamente o que eu quero ouvir da guitarra. Tem uma abordagem muito artística e com o coração ao mesmo tempo. Um equilíbrio perfeito. Ainda é bom cantor e compositor. Realmente se expõe emocionalmente. Meus álbuns favoritos provavelmente são Perfume, Plum e Golem. Adoro quando a música transmite uma vulnerabilidade que faz você sentir que tem um amigo. Cory é uma daquelas pessoas que podem ser tão poderosas fazendo música acústica suave quanto fazendo música elétrica alta.”

Leia também:  Por que os Beatles saíram escorraçados de Manila, segundo Ringo Starr

3. John Dwyer (Osees)

“Um grande líder de banda e conceitualista. Cada um de seus álbuns é único – alguns dos meus favoritos são Protean Threat, Orc e Smote Reverser. Amo a direção da banda. Eles continuam mudando e crescendo de maneiras imprevisíveis. Há um senso de humor muito sério – o que é um tipo raro de emoção musical – mas também há uma frieza reconfortante muito quente em muito disso. É lindo quando a música unifica contradições assim.”

4. Zach Irons (Irontom)

“Um guitarrista muito criativo e pouco ortodoxo. Está sempre encontrando novas abordagens: técnicas de mão que eu nunca vi e maneiras de usar efeitos exclusivos. É tão profundamente enraizado na essência da guitarra rock que está encontrando maneiras de reter esse sentimento enquanto muda completamente o papel do instrumento. A primeira vez que tocamos juntos ele tinha 17 anos. Era ele, seu pai (baterista original do RHCP) Jack Irons, Flea e eu. Tocamos todo o álbum Presence do Led Zeppelin juntos – foi muito divertido. Desde então somos próximos. Entendemos e apoiamos um ao outro de uma forma que é única para nós. Ele nasceu no aniversário do (guitarrista original do RHCP) Hillel Slovak, o que é uma viagem.”

Leia também:  Como “Doolittle” fez Pixies chegar ao ápice sonoro e às paradas

Sobre John Frusciante

Nascido em Nova York, John Anthony Frusciante se mudou com a mãe para Los Angeles e começou a participar da cena Punk local ainda na infância. Fez as primeiras gravações aos 14 anos, quando já tinha uma boa capacidade técnica como guitarrista.

Conheceu o Red Hot Chili Peppers e se aproximou da banda na juventude. Tornou-se membro pela primeira vez em 1988. Em suas três passagens já gravou cinco álbuns. O mais recente, Unlimited Love, saiu este ano e chegou ao topo da parada americana.

Em sua carreira solo, já disponibilizou 12 discos e 7 EPs, realizando um trabalho mais experimental, com influências de Ambient Music e New Wave. Também registrou parcerias como o Ataxia, com Josh Klinghoffer e Joe Lally, além do Trickfinger, pseudônimo que utilizou para um projeto eletrônico. Entre participações em estúdio, ao vivo e produções, colaborou com Glenn Hughes, The Mars Volta, Duran Duran, Wu-Tang Clan, Johnny Cash, Ziggy Marley George Clinton e Johnny Marr, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs 4 guitarristas atuais favoritos de John Frusciante
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades