Iron Maiden e Judas Priest farão anúncio no mesmo dia e horário

Fãs especulam que bandas realizarão turnê mundial conjunta

A tarde da próxima quinta-feira (15) promete fortes emoções para fãs de Iron Maiden e Judas Priest. As duas bandas confirmaram, em publicações diferentes nas redes sociais, que anunciarão novidades no mesmo dia e até horário: às 14h, no fuso de Brasília.

O Maiden vem despertando a curiosidade dos fãs há semanas com uma confusa história envolvendo a passagem bíblica “A Festa de Salazar” – explicada aqui. Até então, boa parte do público acreditava que a banda estaria prestes a confirmar o lançamento de um novo álbum.

- Advertisement -

O anúncio do Iron Maiden será realizado em uma livestream no YouTube, às 14h de quinta-feira (15), conforme anunciado pela própria banda nas redes. A transmissão ao vivo já conta com um link configurado na plataforma de vídeo, onde é possível definir um lembrete para ser notificado quando o vídeo começar a ser exibido.

Por sua vez, o Judas Priest declarou, também pelas redes sociais, que fará um anúncio importante nesta quinta (15). A postagem feita pelo grupo pede que os fãs se inscrevam em uma newsletter “para que sejam os primeiros a saber o que está por vir”.

Ao clicar no link da newsletter, o internauta é apresentado a uma contagem regressiva que se encerra justamente às 14h, no horário de Brasília. Pois é.

Outro detalhe curioso é que o post feito pelo Judas Priest apresenta os escritos “50 Heavy Metal Years”, mesmo nome da vindoura turnê que celebra os 50 anos de carreira da banda.

Por tudo isso, os fãs – que, no geral, gostam de ambas as bandas – passaram a especular que Iron Maiden e Judas Priest estão prestes a anunciar uma turnê conjunta. Músicos de ambos os grupos já se mostraram favoráveis à ideia em entrevistas passadas, apesar da rixa criada entre eles quando resolveram excursionar juntos, ainda no início da década de 1980.

A rixa entre Iron Maiden e Judas Priest

Fotos: divulgação

Hoje, Iron Maiden e Judas Priest são dois dos maiores nomes da história do heavy metal. A situação era um pouco diferente em 1980: o Priest já era visto como uma grande banda do gênero, mas o Maiden, ainda com Paul Di’Anno no vocal, estava dando seus primeiros passos.

Leia também:  Veja setlists do Anthrax em 2024 e saiba o que esperar no Summer Breeze

Dessa forma, o Judas convidou o Iron para abrir shows da turnê que divulgava o álbum “British Steel”, em 1980. Em entrevista ao jornalista Eddie Trunk, em 2018, o agora ex-guitarrista do Priest, K.K. Downing, relembrou que a tour já começou com uma rixa entre os músicos envolvidos.

“Terminamos de gravar ‘British Steel’ em 1980 e estávamos para sair em turnê (com o Iron Maiden abrindo). Então, eu li em uma revista sobre música que (os músicos do Iron Maiden) disseram algo como: ‘vamos arrebentar com o Priest’. Eu pensei: ‘que m*rda é essa?’. Ainda estávamos em estúdio e eu pensava: ‘quem são esses caras?’. Por que deveríamos tê-los em turnê conosco se eles vão criar esse tipo de situação antes mesmo de nos conhecermos? Eu disse: ‘vamos nos livrar deles e chamar alguém que realmente goste da oportunidade’.

Estávamos nos ensaios e uns caras chegaram e sentaram em frente a mim. Perguntei quem eram e o meu roadie de guitarra disse: ‘oh, essa é a banda de abertura’. Questionei quem os convidou, pois estava pensando no que li na imprensa, e pedi para que ele falasse para eles saírem, pois não haviam sido convidados. Não vi nenhum convite, ninguém me disse que eles viriam num momento em que estávamos trabalhando nas músicas para o show. Foi o que aconteceu.”

O Maiden acabou escalado para excursionar com o Priest novamente em 1981, quando a banda mais veterana estava promovendo o disco “Point of Entry”. De novo, climão entre os músicos.

“Disseram que o Iron Maiden abriria para nós na primeira turnê deles pelos Estados Unidos. E eu falei: ‘não, de novo não, dá para não ter esses caras com a gente?’. Mas eles vieram mesmo assim e criaram transtornos, por diferentes motivos. Isso levou a um confronto e ficou um pouco feio. Não sei exatamente como aconteceu, mas eu me encontrei com Paul Di’Anno muito tempo depois, por volta de 1995, e ele disse: ‘ei, K.K., sentimos muito por aquela fala na imprensa’. Isso é tudo o que você precisa. De qualquer forma, são águas passadas.”

Em sua autobiografia, Paul Di’Anno admitiu que ele mesmo foi a razão para a rixa – algo que K.K. Downing negou em uma entrevista anterior, à Rock Hard, em 2003. Na época, o guitarrista disse que os membros do Iron Maiden foram “arrogantes” e que o episódio da passagem de som o irritou porque eles estavam lá para observar “tudo o que a gente fazia, cada movimento de palco e das luzes – não me entenda mal, mas eles poderiam ter perguntado antes””.

Leia também:  David Gilmour muda foto de perfil, posta vídeo tocando e deixa fãs curiosos

Águas passadas

Fotos: divulgação

Quatro décadas se passaram e, obviamente, as tretas ficaram para trás. Em entrevistas concedidas no ano de 2019, tanto o baixista do Iron Maiden, Steve Harris, quanto os responsáveis por vocal e baixo no Judas Priest, respectivamente Rob Halford e Ian Hill, se demonstraram favoráveis à ideia de uma turnê conjunta entre ambas as bandas.

O primeiro a falar sobre o assunto foi Ian Hill, em entrevista ao Audio Ink:

“Seria muito interessante se pudéssemos fazer algo juntos antes que alguém morra. Seria ótimo! (risos) Há muitas outras bandas com as quais tocamos. Temos Uriah Heep como convidados especiais da turnê. Eu era fã do Uriah Heep no passado. Eles são das antigas tanto quanto nós, talvez até um pouco antes. […] Tocamos com algumas bandas, mas precisamos nos juntar com o Iron Maiden.”

Depois, foi a vez de Rob Halford, que reforçou o discurso de Hill em entrevista ao Consequence of Sound:

“Acho que as duas bandas gostariam de fazer isso. Quando falamos de rivalidade, rivalidade saudável, é como os Arizona Cardinals e o Raiders (times de futebol americano) ou o Phoenix Suns e Golden State Warriors (times de basquete). É esse tipo de rivalidade, uma boa rivalidade. É uma rivalidade divertida. Mas acho que as duas bandas se admiraram ao longo dos anos de metal, e seria um evento espetacular – Priest e Maiden juntos.”

Ao jornalista Eddie Trunk, Steve Harris revelou ter gostado da ideia:

“É engraçado, porque eu mesmo vi (os comentários de Rob Halford). Além disso, alguém disse que Ian Hill havia comentado também. Então, não sei. Suponho que os empresários precisarão entrar em acordo e fazer acontecer, mas por que não? Os fãs podem pressionar para que isso aconteça. Vamos ver. […] Tenho muitas boas lembranças (das turnês passadas). E eu realmente amo aquele álbum, ‘Point of Entry’. Algumas pessoas dizem que não é o trabalho do Priest do qual elas mais gostam, mas imagino que, por estar em turnê com eles, eu realmente gostei.”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasIron Maiden e Judas Priest farão anúncio no mesmo dia e horário
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades