Compositor de “Suspicious Minds” e “Always on My Mind” morre aos 83 anos

Mark James é lembrado principalmente pelas músicas gravadas por Elvis Presley; causa do falecimento não foi divulgada

Morreu o compositor Mark James, aos 83 anos, em sua casa na cidade de Nashville, no Tennessee. A causa não foi informada. O americano é lembrado por ter criado grandes sucessos ao longo das décadas, com destaque para “Suspicious Minds” e “Always on My Mind”, ambas gravadas por Elvis Presley, e “Hooked on a Feeling”, de B.J. Thomas, famosa também na versão do chamado rei do rock.

Membro do Hall da Fama dos Compositores, James foi eleito um dos maiores do século 20 pelo órgão. Ganhou dois Grammys, ambos em 1983, pela versão de Willie Nelson de “Always on My Mind” – como Música do Ano e Música Country do Ano.

- Advertisement -

Embora a versão de Elvis seja a mais lembrada hoje, o músico a lançou inicialmente como um lado B, em 1972, meses após a primeira gravação ter saído na voz de Gwen McCrae. Além de Presley, McCrae e Nelson, o Pet Shop Boys também fez uma versão bem conhecida, em 1987.

“Hooked on a Feeling”, de 1968, também foi gravada originalmente por outro artista, o já mencionado B.J. Thomas, antes de ter sido “ressuscitada”, neste caso pela banda Blue Swede, em 1973. A regravação apareceu no filmes “Cães de Aluguel” (1992), dirigido por Quentin Tarantino, e “Guardiões da Galáxia” (2014), conduzido por James Gunn em meio ao Universo Cinematográfico Marvel.

Mark James e Elvis Presley

A parceria mais lembrada de Mark James com Elvis Presley é “Suspicious Minds”, gravada originalmente pelo próprio compositor em 1968, mas um hit na voz do chamado rei do rock no ano seguinte. Presley ainda gravou outras músicas de James, como “Moody Blue”, “It’s Only Love” e “Raised on Rock”.

Leia também:  O detalhe que mais chateou Richie Sambora em documentário sobre Bon Jovi

Sobre “Suspicious Minds”, o próprio James contou a origem da letra, em 2012, durante entrevista ao The Wall Street Journal (resgatada pela Variety):

“Tarde da noite, brincando com minha guitarra Fender e usando os pedais de meu órgão Hammond para uma linha de baixo, fiz uma melodia cativante. Eu estava casado com minha primeira esposa, mas ainda tinha sentimentos por minha paixão da infância, que estava casada em Houston. Minha esposa suspeitava que eu tinha esses sentimentos, então foi uma época confusa para mim. Eu sentia como se nós três estivéssemos presos nessa armadilha da qual não podíamos escapar.”

O compositor também refletiu sobre a relação com Elvis. Ele se sentiu incomodado enquanto o Rei trabalhava em “Suspicious Minds”, deixando o estúdio. Porém, soube posteriormente que sua presença não incomodava, pelo contrário:

“Nos anos seguintes, sempre que eu via Elvis, ele cruzava a sala apenas para me dizer ‘olá’ – não importava quem estivesse com ele. Depois que ele morreu, eu ouvi que ele sempre perguntava aos caras no estúdio: ‘Mark me mandou mais alguma canção?’ Nossa, eu queria ter ficado sabendo disso.”

Mark James deixa a esposa, duas filhas e netos. A família emitiu um comunicado exaltando a vida do artista:

“O legado de Mark e seu entusiasmo pela vida vão viver nos corações daqueles que o amaram, e através de suas letras atemporais e melodias que têm sido a trilha sonora de amantes por gerações.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCompositor de “Suspicious Minds” e “Always on My Mind” morre aos 83...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades