...

Björn Ulvaeus (Abba) revela estar compondo novo musical com IA

Artista revela curtir a experiência, mas ainda defende os direitos dos criadores de música e admite: “geralmente a resposta [da IA] é um lixo”

O Abba pode não estar totalmente ativo, mas uma das mentes por trás do grupo certamente está. O cantor e guitarrista Björn Ulvaeus confirmou que está compondo um novo musical usando uma ferramenta de inteligência artificial não especificada.

Ulvaeus comentou a nova empreitada durante participação no evento de tecnologia SXSW London (via Variety), ocorrido na capital da Inglaterra. Segundo o músico de 80 anos, cerca de 75% do projeto está finalizado e a experiência até agora tem sido bastante satisfatória.

- Advertisement -

Nas palavras de Björn:

“É fantástico. [Inteligência artificial] É uma ótima ferramenta. É como ter outro compositor na sala, com uma grande base de referências. É realmente uma extensão da sua mente. Você tem acesso a coisas que nunca tinha pensado antes.”

Ulvaeus reconhece que a ferramenta ainda tem muitas limitações, principalmente na composição de letras. Para o artista, a IA funciona como um guia para os próximos passos em vez de um substituto completo para o compositor.

Ele disse:

“Você pode inserir uma letra que escreveu sobre alguma coisa, e talvez esteja travado, e você quer que a canção seja em um certo estilo. Você pode perguntar isso: como você poderia estender [a letra]? Para onde iria a partir daqui? Geralmente a resposta é um lixo, mas às vezes, há algo ali que te dá outra ideia.”

Björn Ulvaeus, tecnologia e os direitos dos artistas

Tecnologia não é novidade para Björn Ulvaeus. O artista foi o responsável pela criação do show “Abba Voyage”, uma série de apresentações realizadas com o uso de hologramas. Com direito a uma arena própria em Londres, o espetáculo está em cartaz desde 2022.

Além disso, ele faz parte da Confederação de Cancionistas e Compositores (CISAC, na sigla em inglês). Realizar experimentos com inteligência artificial faz parte de seu trabalho.

Tanto Björn quanto o Abba sempre se interessaram por tecnologia na hora de criar música. O músico lembrou que o grupo foi pioneiro no uso de ferramentas digitais de gravação em estúdio, entre outras inovações. Ao mesmo tempo, Ulvaeus se mantém firme no que diz respeito à interferência de IA e créditos dos compositores:

“Esses modelos de IA não existiriam sem as canções que nós compusemos.”

O uso de IA por Ulvaeus é parte da parceria entre o Abba e a Pophouse Entertainment, a mesma empresa responsável pelos hologramas de “Abba Voyage” — e desenvolvedora do vindouro espetáculo “Kiss Avatar”, do Kiss. O artista acredita que companhias como essa ajudarão a manter o legado dos músicos vivo para as próximas gerações através do uso de tecnologia de ponta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBjörn Ulvaeus (Abba) revela estar compondo novo musical com IA
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades