Os 2 melhores guitarristas de blues da atualidade, segundo Billy Gibbons

Frontman do ZZ Top citou dois músicos de 25 anos que, ao seu ver, têm um "tipo genuíno de estilo e intensidade"

Billy Gibbons já teve a oportunidade de acompanhar muitos instrumentistas de perto. Aos 74 anos, o frontman do ZZ Top diz admirar guitarristas considerados lendários como Jimi Hendrix, Jeff Beck, Muddy Waters e Jimmy Page. Ao mesmo tempo, também reconhece o surgimento de novos talentos no instrumento.

Ao ser perguntado a respeito durante entrevista à Guitar World, Gibbons escolheu os dois melhores guitarristas da atualidade especificamente em relação ao blues. São eles: Christone “Kingfish” Ingram e Quinn Sullivan.

- Advertisement -

Justificando a resposta, disse:

“Christone ‘Kingfish’ Ingram está entre os meus favoritos, pois o seu estilo tem uma sonoridade e uma presença estridente do Mississippi, trazendo aquela sabedoria local. Além disso, também entrou em cena Quinn Sullivan, uma descoberta do Buddy Guy que vai tocar no Mahindra Blues Festival na Índia. Ambos se juntam à onda de guitarristas promissores com um tipo genuíno de estilo e intensidade.”

Em seguida, deixou claro que não há motivos para ficar receoso com o futuro do gênero. Citando um famoso lema, o músico opinou: 

“Não há muito com o que se preocupar sobre o futuro do blues. Ele continua firmemente presente de maneira implícita em quase tudo e continua se recuperando. Essa é a criação artística que sustenta e expressa a condição humana – os momentos baixos e os momentos altos. Tenho que dizer: ‘you can’t lose with the blues’ (algo como ‘você não pode perder com o blues’).”

Sobre os guitarristas escolhidos

Christone “Kingfish” Ingram tem 25 anos e nasceu em Mississippi, nos Estados Unidos. Até o momento, lançou dois discos de estúdio, “Kingfish” (2019) e “662” (2021). Ao longo dos últimos anos, gravou com nomes como Eric Gales e Buddy Guy. Está escalado para a próxima edição do Rock in Rio, apresentando-se em 14 de setembro. Dois dias antes, fará show solo em São Paulo.

Leia também:  Veja possível setlist do Deep Purple no Rock in Rio 2024

Já Quinn Sullivan é de Massachusetts e tem a mesma idade. Chamou atenção ainda na infância, ao aparecer no programa americano “The Ellen DeGeneres Show”. Tocou com Buddy Guy pela primeira vez em 2007 e, desde então, firmou uma parceria com o veterano – com ambos excursionando juntos por diversas vezes. Já disponibilizou cinco álbuns, sendo “Salvation” (2024) o mais recente. 

Sobre Billy Gibbons

Nascido em Houston, Texas, William Frederick Gibbons era filho de um maestro e pianista que trabalhava para a produtora cinematográfica MGM. Inspirado pelo amigo Roky Erickson (13th Floor Elevators), formou o The Moving Sidewalks. O grupo lançou um álbum e chegou a abrir shows de Jimi Hendrix.

Em 1969, formou o ZZ Top. Após os primeiros meses, a banda encontrou a formação que durou até 2021, com o baterista Frank Beard e o baixista Dusty Hill, que faleceu e hoje é substituído por Elwood Francis. Venderam mais de 50 milhões de discos e estão no Rock and Roll Hall of Fame desde 2004.

Ainda gravou três trabalhos solo. O mais recente, “Hardware”, saiu em 2021. Também colaborou com bandas e projetos como The Revolting Cocks, Queens of The Stone Age, Nickelback e Gov’t Mule, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasOs 2 melhores guitarristas de blues da atualidade, segundo Billy Gibbons
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades