Firewind estabiliza formação e lança um de seus melhores discos em “Stand United”

Manutenção do lineup do trabalho anterior gera bom resultado ao grupo comandado pelo guitar hero grego Gus G

A cada novo álbum do Firewind é importante dar uma espiada na formação para ver se ela se manteve. E desta vez a resposta é sim. O décimo trabalho de estúdio da banda grega conservou o quarteto de seu antecessor, o bom disco que levava o nome do grupo comandado pelo guitarrista Gus G – a quem, inevitavelmente, sempre iremos nos referir como ex-Ozzy Osbourne, além de várias outras atrações da cena heavy.

Pelo segundo play consecutivo temos Herbie Langhans (Avantasia, ex-Seventh Avenue, Voodoo Circle e Sinbreed) comandando o microfone, com seu registro grave e melódico na medida certa. A cozinha já completou mais de uma década junta, com o baixista Petros Christodoulidis – segundo membro mais duradouro, presente desde 2003 – e o baterista Johan Nunez (Lords of Black, ex-Kamelot e Marty Friedman) executando suas funções com total competência, abrindo caminho para o brilho do dono da empreitada.

- Advertisement -

“Stand United” não reinventa a azeitada mistura de heavy e power metal praticada pelo conjunto. Porém, se destaca pela força das composições, cheias de momentos marcantes ao longo da audição. Desde a abertura com “Salvation Day”, disponibilizada previamente como single, temos uma consistente exibição do que de melhor a mescla pode disponibilizar.

Há de se destacar que qualquer uma das dez faixas poderia figurar no setlist de um show. É possível até mesmo imaginar como soarão em meio a uma reação da plateia. Que o digam petardos como a faixa-título, “Destiny is Calling”, a ótima “Fallen Angel” e “Chains”, com essas duas últimas citadas formando a melhor dobradinha de todo o repertório.

Como não poderia deixar de ser, o grupo se permite brincar com um hit pop oitentista. A escolhida da vez foi “Talking in Your Sleep”, do The Romantics. O arranjo não se altera, apenas com um pouco mais de pegada, tal qual costuma ser a fórmula. Não acrescenta muito, mas garante a diversão pelo fator curiosidade.

Embora em alguns momentos tenha sido negligenciado pelo próprio criador – compreensível, que se ressalte, vide as propostas profissionais que recebeu –, o Firewind segue tendo uma discografia bastante regular, ainda mais em um estilo tão surrado e cheio de bandas caindo na repetição como é o power metal. “Stand United” é um dos melhores exemplares de toda a história de Gus G e seus comandados.

*Ouça “Stand United” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

*O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Firewind – “Stand United”

  1. Salvation Day
  2. Stand United
  3. Destiny is Calling
  4. The Power Lies Within
  5. Come Undone
  6. Fallen Angel
  7. Chains
  8. Land of Chaos
  9. Talking in Your Sleep
  10. Days of Grace

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasResenhas de discosFirewind estabiliza formação e lança um de seus melhores discos em “Stand...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades