Gibson anuncia linha de guitarras em parceria com Jimmy Page, começando pela doubleneck

Vínculo deve gerar mais instrumentos insiprados na coleção do músico do Led Zeppelin, como reedições das Les Paul #1 e #2

A Gibson anunciou uma nova linha de guitarras em parceria com Jimmy Page. Com a presença do próprio guitarrista do Led Zeppelin na inauguração de um novo espaço da empresa em Londres, foi confirmado que o primeiro modelo lançado será a famosa “doubleneck” EDS-1275 — muito usada por ele ao vivo na década de 1970, especialmente na execução de “Stairway to Heaven”.

­

- Advertisement -

Além de Page, estavam presentes outros grandes nomes da guitarra, como Tony Iommi (Black Sabbath) e Brian May (Queen). O CEO da Gibson, Cesar Gueikian, fez as honras da casa anunciando o modelo da Gibson Custom Shop ao lado do próprio músico que fez história ao usar o instrumento.

De acordo com a Guitar World, Gueikian declarou:

“Jimmy merece uma parte muito importante nos livros de história da Gibson. Porque se não fosse o que ele fez, não acho que a Gibson… bem, talvez estivéssemos por aí ainda hoje, mas seria uma Gibson diferente. E então é muito importante para nós. Vamos fazer tudo o que pudermos para homenagear Jimmy e tudo o que ele fez.”

O CEO da Gibson contou que ele e outros profissionais foram até a casa de Page e tiveram acesso ao modelo original. Com o instrumento em mãos, foram feitas diversas medições de formato em 3D, além da análise de materiais, densidades e um estudo minucioso da parte elétrica da guitarra. Tudo para que a nova EDS-1275 doubleneck fosse idêntica à original — ou o mais próximo disso possível.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

Page reconheceu o esforço e o detalhismo dos profissionais envolvidos:

“Eu realmente queria ter algo que fosse exatamente como a minha. Porque eu troquei os controles e mudei também a cor dela. Do meu ponto de vista, tinha que ser absolutamente o mais próximo possível. Eles tiveram muito trabalho e tempo para fazer tudo totalmente certo.”

Imagens podem ser conferidas no site da Guitar World.

Gibson e Jimmy Page

Depois da doubleneck, a marca deve lançar outros modelos icônicos do músico do Led Zeppelin. Não foram confirmados quais, mas tudo indica que as próximas serão as Les Paul Standard chamadas de #1 e #2.

Leia também:  A resposta afiada de Gene Simmons à alegação de que o Kiss é mercenário

A primeira foi comprada de Joe Walsh por Page no final dos anos 1960 e mantém os aspectos clássicos do modelo da época. Já a segunda foi modificada por Page e a nova linha deve trazer essas alterações. Ambas são modelo 1959, com algumas diferenças em especificações, como captação.

O músico atualmente

Apesar de estar envolvido na parceria com a Gibson, Jimmy Page segue sem lançar material inédito desde 2012, quando fez a trilha do filme “Lucifer Rising”.

No formato convencional, o hiato é ainda maior. O álbum “Walking Into Clarksdale”, parceria com Robert Plant, saiu em 1998.

Desde então, o músico vem prometendo novidades, além de uma turnê com uma banda solo. Porém, nada se concretizou. A prioridade seguiu sendo os vários relançamentos do catálogo do Led Zeppelin.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGibson anuncia linha de guitarras em parceria com Jimmy Page, começando pela...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades