Jimmy Page lança recriação de seu amplificador principal no Led Zeppelin

É o terceiro lançamento da linha personalizada Sundragon, criada pelo músico no ano de 2019

Após um hiato de três anos, Jimmy Page reativou a Sundragon, sua marca oficial de amplificadores de guitarra. O recomeço vem através de uma nova edição limitada, o Super Dragon. O projeto colaborativo conta com apoio dos produtores e engenheiros de som Perry Margouleff e Mitch Colby.

O artefato sucede o Sundragon Limited e o Sundragon Standard. Lançados em 2019, ambos foram baseados no Supro Coronado, que o músico usou no primeiro álbum do Led Zeppelin e no solo de “Stairway to Heaven”, entre outras gravações.

- Advertisement -

Já o Super Dragon é baseado no amplificador que Page tornou principal tanto no palco quanto no estúdio a partir de “Led Zeppelin II” (1969). Trata-se de uma adaptação dos atributos do Marshall Super Bass modificado de 1968. Destaca o astro em material promocional:

“O Super Dragon é uma recriação fiel do meu amplificador ‘Número 1’. Depois de gravar o primeiro disco do Led Zeppelin e criar sons que definiram a guitarra rock, eu precisava de um equipamento capaz de reproduzir essa ampla paleta de sons, incluindo a luz e a sombra no estúdio e em um ambiente ao vivo. Não apenas o volume e o tom eram importantes, mas também precisavam ter potência suficiente para ouvir a sutileza de vários aspectos do meu jeito de tocar.”

Foto: Sundragon

A resposta para os anseios veio do outro lado do oceano.

Leia também:  Há 44 anos, o Black Sabbath lançava “Heaven and Hell”; veja outros fatos da música em 25 de abril

“Experimentei diferentes amplificadores até ouvir falar de um sujeito nos Estados Unidos chamado Tony Frank que estava modificando amplificadores Marshall. Mandei para ele o meu favorito, um Super Bass 1968. O resultado foi exatamente o que eu procurava. A modificação de Frank aumentou a potência e expandiu a faixa dinâmica. Tornou-se o amplificador principal para shows ao vivo e o de confiança no estúdio para todos os discos do ‘Led Zeppelin II’ em diante.”

Foto: Sundragon

A estreia do novo equipamento se deu na mais recente cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame. Na ocasião, Jimmy subiu ao palco na homenagem a Link Wray, tocando “Rumble”.

De acordo com o site oficial, apenas 50 Super Dragons serão fabricados, cada qual construído à mão por Mitch Colby e o restante da equipe. Ele traz com válvulas NOS GE 6550, resistores Iskra e Allen Bradley, além de capacitores Phillips. Todos os componentes eram encontrados no original.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Avenged, Evanescence, Journey, Deep Purple e Incubus

Haverá também um alto-falante e gabinete especialmente projetados para completar a meia pilha, visando “criar a resposta e a sensação do original de Jimmy”. As peças serão construídas de novembro de 2023 a meados de 2024.

Interessados em adquirir deverão entrar em contato direto com a Sundragon. Por hora, nenhum preço foi divulgado, mas podemos esperar quase o valor de um zepelim de chumbo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJimmy Page lança recriação de seu amplificador principal no Led Zeppelin
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

  1. Igor, só uma dica: a tradução de “tubes”, nesse contexto, é “válvulas”, e não “tubos”. Na Inglaterra fala-se “valves” e nos EUA “tubes”.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades