As mudanças do The Cure, explicadas por Robert Smith

Vocalista e guitarrista precisou mudar sonoridade para sobreviver, tendo até mesmo pensado em encerrar atividades por esgotamento

Fundado em 1978, o The Cure contou com 13 membros oficiais durante sua história. O número não é realmente alto se considerarmos o tempo de atividades (muitas bandas atingem essa soma com menos de uma década de carreira. Ainda assim, Robert Smith é questionado sobre o tema, como em entrevista de 2002 à sueca STV2.

Único participante de todos os lineups – o baixista Simon Gallup saiu brevemente em duas oportunidades –, o vocalista e guitarrista explicou ter até mesmo dificuldade para entender o que é o próprio trabalho, conforme transcrição do Louder:

“Odeio a ideia de as pessoas acharem que sabem o que essa banda faz. Na minha opinião, existem cinco bandas chamadas The Cure das quais faço parte. É algo incomum. Nunca abandonaremos a etiqueta gótica – ainda tenho que responder a perguntas sobre ser o padrinho do gótico. Cobrimos uma ampla variedade de material, mas apesar disso, somos classificados assim. Posso conviver com isso porque sei que qualquer um que esteja na banda sabe que há um pouco mais do que tristeza.”

- Advertisement -

Olhando para trás, Smith revelou que algumas de suas experiências sonoras eram para escapar propositalmente do que havia acontecido antes.

“Em ‘Pornography’ (1982), havia ficado farto do público. Não poderia fazer outro show onde estivesse olhando para o nada enquanto me observavam. Eu queria fazer algo mais otimista.”

Smith ainda confessou ter pensado em algo mais drástico do que uma mudança de formação. O frontman considerou acabar com o The Cure após a turnê de divulgação de “Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me” (1987), marcando um ponto baixo particular.

“Estava esgotado. Ficamos 14 meses em turnê e passei a odiar todo mundo da banda. Ao longo dos anos 80, eu estava no The Cure 350 dias por ano, enquanto agora são 150, se tanto. A perspectiva é diferente e o equilíbrio é diferente. Os outros sentem o mesmo – só que sou o único que é entrevistado!”

The Cure atualmente

Além de Robert e Simon, a formação atual do The Cure conta com o tecladista e percussionista Roger O’Donnell, o tecladista Perry Bamonte, o baterista Jason Cooper e o guitarrista Reeves Gabrels.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

Entre o final de novembro e início de dezembro, a banda realiza sua nova turnê pela América do Sul. No Brasil, o grupo é uma das atrações principais do festival Primavera Sound, que acontece em São Paulo. Smith e companhia se apresentam na segunda data, dia 3 de dezembro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs mudanças do The Cure, explicadas por Robert Smith
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades