Eddie Van Halen achava Jimi Hendrix desleixado na forma de tocar guitarra

De acordo com Adrian Vandenberg, músico falecido em 2020 tinha Eric Clapton como principal referência

Com a chegada de uma nova geração, surge um novo ídolo. No ramo das guitarras não é diferente. No fim da década de 1960, Jimi Hendrix reinventou técnicas que influenciaram incontáveis artistas com o passar dos anos. Já no fim dos anos 1970, Eddie Van Halen se tornou a principal referência e também deixou sua contribuição para a evolução do instrumento.

Na posição privilegiada de quem observa a história como um todo, Eddie tinha uma opinião curiosa em relação à técnica de Hendrix, conforme revelado por Adrian Vandenberg. O guitarrista ex-Whitesnake contou em entrevista a Kylie Olsson (via Rock and Roll Garage) os bastidores do período que esteve próximo de Eddie. 

“Fui à casa de Eddie várias vezes quando estava gravando o álbum do Manic Eden, um grupo que eu tinha com o Rudy Sarzo [baixista], Tommy Aldridge [baterista] e Ron Young [vocalista]. Estávamos gravando bem perto da casa de Eddie. E ele é holandês como eu, como a maioria das pessoas sabem, então foi muito divertido falar em holandês.”

- Advertisement -

Durante as várias horas em que passaram ‘trocando figurinhas’, Eddie rotulou Jimi como “desleixado” e elegeu Eric Clapton como seu guitarrista favorito. De acordo com Vandenberg, Eddie sabia tocar perfeitamente o solo da versão de “Crossroads”, releitura do Cream para a música de Robert Johnson.

“Nós não tocávamos, apenas ficavámos lá com as guitarras de lado. Ele me perguntou quem era meu guitarrista favorito. Eu disse: ‘é Jimi Hendrix’. E ele disse que achava Jimi Hendrix muito desleixado. Seu favorito era Eric Clapton. E ele sabia tocar o solo de ‘Crossroads’ nota a nota, perfeitamente. Quando jovem, ele trabalhou em todos esses solos. Nunca fui paciente o suficiente para aprender solos, o que talvez seja uma das razões pelas quais desenvolvi meu próprio estilo. Não tinha paciência para reproduzir algumas notas um milhão de vezes.”

A diferença entre Eddie Van Halen e Jimi Hendrix

Tantas vezes rotulado como o Jimi Hendrix de sua geração, o próprio Eddie Van Halen já apontou as diferenças técnicas entre os dois. Em declaração à Spinner (via Van Halen News Desk), o guitarrista apontou o lado negativo da performance de Hendrix. 

“Eu diria que é um grande elogio, mas ao mesmo tempo não sou nada como Jimi Hendrix. Só estou dizendo que sou muito diferente de Hendrix porque eu crio coisas. Ele usou tantos efeitos e situações das quais eu fui o completo oposto. Eu queria que a guitarra fizesse certas coisas, mas ninguém construiu a guitarra que eu queria. Hendrix não fazia coisas assim. Ele era um excelente guitarrista, mas se você ouvir alguns dos bootlegs dele, mesmo coisas do Woodstock, é difícil para ele manter aquela coisa afinada.”

Leia também:  Até Tony Martin era alvo das pegadinhas de Tony Iommi; conheça uma delas

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesEddie Van Halen achava Jimi Hendrix desleixado na forma de tocar guitarra
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades