...

Summer Breeze Brasil torna realidade modelo europeu para festival nacional; veja como foi

Evento de som pesado criado na Alemanha e realizado pela primeira vez em São Paulo trouxe atrações como Avantasia, Blind Guardian e Stone Temple Pilots

Bruce Dickinson: palestra ou stand-up?

*Por André Luiz Fernandes

A atração mais aguardada do Waves Stage não era um show, mas uma palestra. O nome é pesado: Bruce Dickinson. O vocalista do Iron Maiden faz apresentações no estilo “spoken word” desde a década passada e veio ao Brasil ano passado para falar sobre empreendedorismo em um evento no Rio de Janeiro. Mas não se trata só disso.

- Advertisement -
Foto: Amanda Sampaio

Tomando como base a autobiografia “Para que Serve Esse Botão?”, Dickinson trouxe memórias de sua infância em Sheffield, falou sobre seu início na música (como baterista, mas possuindo apenas um bongô) e só então chegou aos grandes projetos, como a companhia aérea que comanda atualmente, o investimento na maior aeronave do mundo e, é claro, as cervejas do Iron Maiden.

Foto: Amanda Sampaio

Tudo que não envolve diretamente compor, gravar ou subir no palco com a banda de heavy metal é abordado. E com enorme carisma. Mesmo para quem já conhecia as histórias, ouvi-las diretamente dele torna tudo melhor. Bruce tem a plateia nas mãos do momento em que pisa no palco – para muitos, já vale o ingresso só pela proximidade com o artista, capaz de fazer todo mundo cair na gargalhada até mesmo falando sobre a luta contra o câncer, em 2015, da qual saiu vitorioso.

Foto: Amanda Sampaio

Facilita, claro, o fato de Bruce ser um polímata. O domínio sobre vários assuntos, inclusive, o faz saber os momentos de encaixar cada informação, observação ou piada. Sobre música (mas não sobre Maiden), ele prometeu um novo álbum solo para 2024, o que arrancou vibração da plateia, e ainda cantou um trecho de “Let it Be”, dos Beatles, enquanto contava sobre sua primeira banda e o vocalista australiano de sotaque esquisito. Mais aplausos.

Uma hora foi pouco para a quantidade de conteúdo que Dickinson tem a mostrar. Quem conferiu a palestra no Waves Stage certamente saiu entretido e reenergizado para continuar a maratona do Summer Breeze Brasil.

Foto: Amanda Sampaio

Guia:

Voodoo Kiss – página 02
Brutal Brega – página 03
Benediction – página 04
Marc Martel – página 05
Crypta – página 06
Tributo a Andre Matos – página 07
Tuatha de Danann – página 08
Lord of the Lost – página 09
Skid Row – página 10
Bruce Dickinson (palestra) – página 11
Sepultura – página 12
Perturbator – página 13
Lamb of God – página 14
Stone Temple Pilots – página 15
Accept – página 16
Blind Guardian – página 17
Apocalyptica – página 18
Velvet Chains (início do segundo dia) – página 19
Krisiun – página 20
Grave Digger – página 21
Project46 – página 22
H.E.A.T – página 23
Bury Tomorrow – página 24
Vixen – página 25
Finntroll – página 26
Testament – página 27
The Winery Dogs – página 28
Beast in Black – página 29
Kreator – página 30
Electric Gypsy – página 31
Napalm Death – página 32
Avantasia – página 33
Sinistra – página 34
Parkway Drive – página 35
Stratovarius – página 36
Evergrey – página 37