Quando Eric Clapton viu que Jeff Beck poderia superá-lo na guitarra

Músico ficou impressionado pelo talento de Beck após vê-lo tocar com sua antiga banda, The Tridents

Eric Clapton notou o talento do saudoso Jeff Beck antes de ser substituído de fato pelo guitarrista no Yardbirds, em 1965. Ele viu Beck tocando pela primeira vez quando este ainda integrava um grupo chamado The Tridents, formado no início da década de 1960.

Como contou em entrevista ao canal The Real Music Observer (via Rock Celebrities), Clapton logo ficou impressionado com as habilidades técnicas daquele que se tornaria um grande amigo no futuro. Assim, logo teve em mente que Beck conseguiria superá-lo no Yardbirds ao ocupar sua posição.

“Jeff Beck fazia parte de um grupo chamado The Tridents, uma banda que não tinha muita visibilidade. Eu era conhecido na região, mas entrei em um dos shows, os vi e pensei que se eu mudasse de ideia [em relação ao The Yardbirds], não poderia voltar atrás porque esse cara tinha o que era preciso. Achei que ele não daria conta, então, naquela noite, foi a primeira vez que vi alguém usar pedais, efeitos e um mini rack.”

- Advertisement -

No caso, Jeff entrou no lugar de Clapton por recomendação de Jimmy Page, dois dias após a sua saída – ocasionada por diferenças criativas. Apesar de certa rivalidade devido à situação, ao longo dos anos eles se aproximaram e ficaram amigos. Além disso, tocaram juntos em ocasiões diversas. Eric, inclusive, participou do documentário “The Jeff Beck Story: Still On the Run” (2018) e organizou apresentações em tributo ao artista – que morreu em janeiro de 2023, aos 78 anos

Até hoje, a admiração de Eric Clapton em relação ao antigo colega continua. Ainda ao The Real Music Observer, o músico revelou que, enquanto estava em turnê pela Europa no ano passado, assistiu despretensiosamente a um show de Beck no YouTube – e, novamente, viu-se surpreso.

Leia também:  David Gilmour cita qual foi a maior conquista de sua carreira

“Eu voltei para o meu quarto, encontrei um show de Jeff da noite anterior e assisti e aquilo me animou. Ele estava sempre subindo de nível, o tempo todo, todos os anos. O refinamento em sua mão direita e a independência entre os seus dedos eram muito fenomenais. Nunca vi nada parecido.”

Jeff Beck, Eric Clapton e Yardbirds

Em 2021, conversando com a revista Classic Rock, Jeff Beck revelou suas impressões a respeito de Eric Clapton quando o sucedeu no Yardbirds. Em sua opinião, Eric de início não ficou muito contente por ver a antiga banda alcançando sucesso com outro guitarrista na formação.

“Eu sei que Clapton não gostou do fato de eu ter assumido o seu lugar no Yardbirds e o fato de termos nos saído muito bem. O burburinho era de que a banda tinha acabado quando Eric saiu. Na minha estreia com o Yardbirds, mostrei quem eu era e fui aplaudido de pé, colocando um fim nessa concepção. Dois meses depois, as coisas decolaram nos Estados Unidos, o que irritou Eric. […] Acho que ele estava sentindo um pouco de ciúmes, mas então surgiu o Cream e ele surpreendeu a todos.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Eric Clapton viu que Jeff Beck poderia superá-lo na guitarra
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades