John Frusciante fala sobre guitarra desafinada em “Scar Tissue”, do Red Hot

Músico confirmou teoria do youtuber Paul Davids, responsável por apontar em 2019 que segunda corda do instrumento estava 13 a 14 centésimos mais grave na gravação

A guitarra de John Frusciante em “Scar Tissue”, do Red Hot Chili Peppers, sempre foi um tópico de discussão desde o lançamento da música no álbum “Californication” (1999) — seja por sua beleza ou pela dificuldade de replicá-la. Em 2019, o youtuber holandês Paul Davids desvendou o mistério, mostrando como uma das cordas do instrumento estava ligeiramente mais grave, provavelmente por ter sido afinada de ouvido.

Em dezembro de 2022, Frusciante participou do Broken Record Podcast (via Guitar World), apresentado por Rick Rubin, e falou sobre o assunto. Quando perguntado pelo produtor sobre a hipótese levantada por Davids, o guitarrista declarou:

“Não foi feito conscientemente – só estava desafinado. É a essência de ‘Scar Tissue’. Meu técnico de guitarra me falou sobre esse vídeo. Acho que uma das minhas cordas estava um pouco desafinada. Mas o som estava bom, então ninguém nunca falou nada. Tipo, você teria dito algo se não estivesse soando bem.”

- Advertisement -

Conforme demonstrado no vídeo de Paul Davids, a segunda corda da guitarra, normalmente afinada em Si, estava entre 13 e 14 centésimos mais grave que o padrão de afinadores digitais, calibrados de acordo com o sistema de 12 temperamentos iguais. Isso acabou criando um intervalo de terceira maior mais apurado entre as notas da intro de “Scar Tissue”.

Leia também:  6ª temporada de “Cobra Kai” ganha data de lançamento e teaser; assista

Red Hot Chili Peppers, John Frusciante e “Scar Tissue”

John Frusciante ainda aproveitou o tema para falar sobre como aprendeu sobre o fenômeno de afinações ligeiramente fora do padrão, criadas para ressaltar certos intervalos: 

“Você tem notas centesimais entre as 12 notas normais que todos usamos. E tem muitas expressões boas disponíveis usando essas notas que ficam no meio, se ficam localizadas no intervalo certo. Então eu acho que eu estava desafinado de um jeito que realmente funcionava, porque não soa desafinado pra mim!”

Para completar a história, Paul Davids ainda postou um short em seu canal de YouTube reagindo à conversa, empolgado que um de seus ídolos validou sua teoria. Confira abaixo.

Leia também:  Gilby Clarke anuncia venda de guitarras usadas no Guns N’ Roses

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJohn Frusciante fala sobre guitarra desafinada em “Scar Tissue”, do Red Hot
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades