Roger Waters deu o próximo passo na tradicional cruzada a favor da liberdade de expressão ao criticar os Estados Unidos e a internet como um todo. As declarações foram dadas numa entrevista à TASS, maior agência de notícias da Rússia – um país onde criticar o governo é passível de prisão ou envenenamento suspeito.
O ex-integrante do Pink Floyd, que repudiou a invasão à Ucrânia, mas tem sido alvo de críticas desde que fez comentários polêmicos em defesa à Rússia, reafirmou sua posição ao criticar a política externa americana imperialista sem comentar sobre os mesmos aspectos da Rússia. Resumiu-se a reclamar de um acordo da OTAN de não expandir em direção ao leste europeu após o fim da União Soviética, dizendo:
“É claro, eles simplesmente rasgaram tudo e jogaram para fora da janela. Por quê? Porque eles tem uma mentalidade. [Secretário de Estado americano Anthony] Blinken, [Presidente americano Joe] Biden ainda não mudou isso […] Eles têm uma mentalidade de querer conquistar o mundo.”
Waters ainda falou sobre o levante popular que derrubou o presidente Viktor Yanukovich sem mencionar as acusações de corrupção e suas ligações escusas com o Kremlin. O músico caracterizou o regime desde então na Ucrânia como não-democrático, apesar de terem havido duas eleições presidenciais democráticas no país desde então.
“Os Estados Unidos arquitetaram o golpe ilegal que acabou com a democracia na Ucrânia. Eles simplesmente decidiram que não queriam um presidente democraticamente eleito na Ucrânia. Então, eles se livraram dele e instalaram outro.”
Por fim, o ativista antiguerra reclamou com a imprensa do país responsável por começar o conflito ao invadir a Crimeia em 2014 que a internet se tornou uma espada de dois gumes. Segundo ele, a suposta cultura do cancelamento ameaça transformar os Estados Unidos numa distopia como “1984”, livro de George Orwell.
“Eles (Facebook e Google) caem nas mãos de quem quer conspirar com o Pentágono e a CIA, o FBI e o governo para reproduzir ‘1984’, onde somente eles têm permissão para divulgar sua mensagem. E é por isso que você vê sites sendo cancelados. Mas o que você precisa mais do que qualquer outra coisa em quase qualquer tipo de conflito sobre ideologias políticas e/ou filosóficas é ouvir o que o outro lado está dizendo. Então, não me surpreenderia se eu desaparecesse em breve, assim como a mídia não escreve sobre meus shows.”
Roger Waters e “This is Not a Drill”
Atualmente, Roger Waters percorre a América do Norte com sua nova turnê, “This is Not a Drill”. Informações extraoficiais apuradas pelo jornal chileno La Tercera em 2021 indicam que ele deve trazer a tour à América do Sul nos próximos tempos. Na ocasião, foi dito que as negociações estavam em estágios iniciais. Ainda não há nenhuma confirmação oficial.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Já não da pra ler nada do Seu Roger Água em breve não vai dá pra escutar.