Roger Waters repudia invasão russa à Ucrânia e chama Putin de “gângster”

Ex-Pink Floyd disse que Rússia não deve ser vista como "socialista" e pediu união e atenção a outros povos assolados por guerras recentes, como palestinos e sírios

O músico Roger Waters se pronunciou sobre a invasão russa à Ucrânia em um texto publicado no site Scoop. Sempre vocal em relação às causas humanitárias, o ex-integrante do Pink Floyd vinha sendo cobrado por fãs nas redes sociais para se manifestar a respeito do conflito.

O artigo, conforme tradução integral feita por IgorMiranda.com.br, pode ser conferido abaixo.

“Descobri algo após rolar na cama a noite toda. Nós, da esquerda, muitas vezes cometemos o erro de ainda olhar para a Rússia como uma iniciativa um tanto socialista. Claramente não é. A União Soviética acabou em 1991. A Rússia é o paraíso de um gângster capitalista neoliberal não adulterado, modelado durante o tempo de sua horrível reestruturação sob Boris Yeltsin (1991-1999) nos Estados Unidos da América.

Não deve surpreender que seu líder autocrático e possivelmente desequilibrado, Vladimir Putin, não tenha mais respeito pela Carta da ONU e pelo direito internacional do que os presidentes recentes dos Estados Unidos ou primeiros-ministros da Inglaterra tiveram (por exemplo, lembre-se de George W. Bush e Tony Blair durante a invasão do Iraque). Eu, por outro lado, me importo com o direito internacional, a Carta da ONU e a Declaração Universal dos Direitos Humanos e posso afirmar inequivocamente que se elegível para votar na Assembleia Geral de 2 de março, eu teria votado com os 141 embaixadores que apoiaram a resolução condenando a Rússia por sua invasão da Ucrânia e exigindo que ela retirasse suas forças armadas.

Gostaria que a Assembléia Geral tivesse poder, mas infelizmente não tem, o que significa que é ainda mais dever de todos nós – ativistas anti-guerra, amantes da liberdade e cumpridores da lei – ficarmos lado a lado com todos os nossos irmãos e irmãs por todo o mundo, independentemente de raça, religião ou nacionalidade, em busca de uma paz absoluta. É claro que isso significa estar ao lado do povo russo e do povo ucraniano, do povo palestino, do povo sírio, do povo libanês, dos curdos, dos afro-americanos, dos mexicanos, dos habitantes da floresta equatoriana, dos mineiros sul-africanos, dos armênios, dos gregos, dos inuit, dos Mapuche e meus vizinhos Shinnecock, para citar apenas alguns.

Tem sido monstruoso ouvir repórteres brancos ocidentais (como Charlie D’Agata, da CBS News) lamentando a situação dos refugiados ucranianos alegando que ‘eles se parecem conosco’, ao abordar o que eles devem presumir ser o público branco ocidental e que o o conflito na Ucrânia é excepcional porque ‘não é o Afeganistão ou o Iraque’. Isso é ultrajante. A implicação é que seria de alguma forma mais aceitável fazer guerra contra pessoas cuja pele é morena ou negra e expulsá-las de seus lares do que contra pessoas que ‘se parecem conosco’. Não é. Todos os refugiados, todas as pessoas que lutam, são nossos irmãos e irmãs.

Nestes dias difíceis, devemos resistir à tentação de jogar gasolina no mocinho/vilão e atirar fogo; exigir um cessar-fogo em nome da humanidade; apoiar nossos irmãos e irmãs que lutam pela paz internacionalmente, em Moscou, Santiago, Paris, São Paulo e Nova York, porque estamos em toda parte; e parar de despejar armas de guerra na Europa Oriental, desestabilizando ainda mais a região apenas para satisfazer o apetite insaciável da indústria internacional de armamentos.

Talvez devêssemos levantar nossas vozes para encorajar a ideia de uma Ucrânia neutra, como tem sido repetidamente sugerido por sábios de boa fé por muitos anos. Em primeiro lugar, é claro, os ucranianos devem exigir um cessar-fogo; mas depois disso, talvez os ucranianos aceitassem tal acordo. Talvez alguém devesse perguntar a eles. Uma coisa é certa: isso não pode ser deixado para os gângsteres. Deixados por conta própria, os gângsteres vão matar a todos nós.”

- Advertisement -
Leia também:  A reação de Patti Smith após ser citada em álbum de Taylor Swift

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRoger Waters repudia invasão russa à Ucrânia e chama Putin de "gângster"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades