Como “Superstition”, de Stevie Wonder, quase parou nas mãos de Jeff Beck

Música composta pelo cantor seria dada de presente ao guitarrista, mas gravadora impediu; “Cause We’ve Ended as Lovers” foi oferecida para compensar promessa não-cumprida

Primeiro single do álbum “Talking Book” (1972), de Stevie Wonder, “Superstition” chegou ao número 1 nos Estados Unidos e rendeu dois prêmios Grammy ao cantor. Porém, originalmente, a música seria um presente a Jeff Beck.

O “mimo” foi vetado pela Motown Records. Acreditando no potencial da canção, a gravadora pediu ao artista para que a incorporasse ao seu repertório.

- Advertisement -

Inicialmente, Jeff participaria das gravações. A dupla registrou uma demo improvisando em cima de uma batida. Como parte do acordo original, o guitar hero a gravaria primeiro com o recém-formado power trio Beck, Bogert & Appice. Contudo, a visão da gravadora e um atraso no registro do grupo fez com que os planos fossem mudados.

Como forma de compensação, Stevie ofereceu ao amigo a composição “Cause We’ve Ended as Lovers”, que saiu no disco “Blow by Blow”, de 1975.

Leia também:  Glen Benton lamenta que metal hoje só tenha “wannabes com visual do Weezer”

Em entrevista à Total Guitar, Beck relembrou a situação.

“Foi uma maneira de ele se desculpar pelo que a gravadora fez com ‘Superstition’. Ela foi composta para mim, mas a Motown vetou a cessão, entendendo que ela seria um hit, como acabou sendo.”

Jeff Beck, “Blow by Blow” e George Martin

Gravado no Air Studios em Londres, “Blow by Blow” foi produzido pelo lendário George Martin, a figura por trás do sucesso dos Beatles. Jeff considerou a experiência inspiradora e intimidadora.

“Como sempre, a atmosfera era ótima. Quando você está em um bom estúdio com boas pessoas, às vezes as faixas podem se juntar do nada. Sempre fico impressionado com o que as pessoas podem criar quando estão na mentalidade certa.”

Ao mesmo tempo, George Martin sempre fazia eu me sentir como se estivesse no escritório do diretor quando estava em um estúdio com ele. Eu sempre tentei estar no meu melhor comportamento musical. Mas ele tinha uma maneira única de ouvir e visualizar faixas, então criamos material incrível.”

Leia também:  A clássica música do Led Zeppelin desacreditada por John Paul Jones

“Blow by Blow” chegou ao 4º lugar nos Estados Unidos, ganhando disco de platina por mais de um milhão de cópias vendidas. É, até hoje, o melhor desempenho de um álbum de Jeff Beck nos charts.

Nova parceria com Johnny Depp

Recentemente, Jeff Beck confirmou para 15 de julho o lançamento do álbum “18”, em parceria com Johnny Depp. O tracklist é composto por 10 covers (11 na versão em CD) e duas músicas inéditas, escritas pelo astro hollywoodiano.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo “Superstition”, de Stevie Wonder, quase parou nas mãos de Jeff Beck
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades