Como Aretha Franklin inspirou “Somebody to Love”, hit do Queen

Famosa música evoca influências de soul e gospel, levando combinações vocais da banda a outro nível

Primeiro single do álbum “A Day at the Races”, “Somebody to Love” é uma canção um tanto quanto peculiar no repertório do Queen. Seguindo com as experimentações iniciadas na parte operística de “Bohemian Rhapsody”, a música evoca influências de soul e gospel, levando as combinações vocais a outro nível.

Não à toa, se tornou um grande sucesso, chegando ao segundo lugar na parada britânica. Chamou atenção até mesmo de pessoas que não eram fãs do trabalho do grupo até aquele momento.

- Advertisement -

Na série de vídeos Queen Greatest, transcrita pelo Hennemusic, o guitarrista Brian May revelou a cantora que influenciou a criação da faixa.

“Freddie queria ser Aretha Franklin. Isso explica tudo. Ele a amava. Esta música era seu épico. Ampliamos os passos dados em ‘Bohemian Rhapsody’. A diferença é que, ao invés de um típico coral inglês, buscamos influência no gospel.”

Em entrevista de arquivo, o próprio Freddie Mercury confirmou a musa inspiradora.

“Queria escrever algo nessa linha. Enlouqueci a todos com as referências a Aretha Franklin. Busquei a mesma abordagem dela em seus primeiros registros.”

Leia também:  O big 4 do rock progressivo, segundo Ian Anderson

Brian ressaltou que o colega estava muito ciente do que buscava nas sessões.

“Ele chegou muito preparado, sabendo o que queria. Havia um sentimento muito bom no estúdio. Lembro de ter certeza que sairia algo bom.”

Queen e “Somebody to Love”

“Somebody to Love” ganhou disco de platina dupla nos Estados Unidos e simples no Reino Unido. Também foi lançada no formato promocional por George Michael na versão executada com o Queen durante o show em tributo a Freddie Mercury, no estádio de Wembley, em 1992.

A canção ainda integrou trilhas sonoras de séries e filmes, além de ser presença constante em programas televisivos de calouros como “The Voice”, “X Factor” e os “Idols” de todo o mundo.

Leia também:  A última música que Jon Bon Jovi cantaria ao vivo, se pudesse escolher

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Aretha Franklin inspirou “Somebody to Love”, hit do Queen
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades