The Baggios lança o álbum “Tupã-Rá” em busca de unir África e Nordeste brasileiro

Disco do power trio sergipano encerra trilogia iniciada em "Brutown" (2016) e "Vulcão" (2018), que receberam indicações ao Grammy Latino

O The Baggios acaba de lançar “Tupã-Rá”, quinto álbum de estúdio de sua carreira, nas plataformas digitais. O trabalho chega por meio do selo Toca Discos.

Com referências ao ato de clarear inclusive no título (Tupã é o deus trovão; Rá é o deus sol), o disco apresenta, de acordo com material de divulgação, “reflexões sobre como o homem se relaciona com o espaço/tempo em meio à abordagens e sonoridades vibrantes, positivas e dançantes”.

- Advertisement -

“Tupã-Rá” busca reunir influências de sonoridades africanas, como afrobeat e música da Etiópia, e nordestinas ao blues rock tipicamente brasileiro tocado por Julio Andrade (voz, guitarra e produção), Gabriel Perninha (bateria) e Rafael Ramos (teclados). A lista de participações especiais inclui Siba em “Baggios encontra Siba” e Chico César e Cátia de França, ambos em “Barra Pesada”.

Ouça “Tupá-Rá” a seguir, via Spotify.

O novo trabalho do The Baggios encerra a trilogia que se iniciou com “Brutown” (2016) e transitou por “Vulcão” (2018), terceiro e quarto disco, respectivamente. Ambos os trabalhos levaram a banda a ser indicada ao Grammy Latino.

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

Em nota, a banda comenta sobre os dois registros anteriores:

“Enquanto ‘Brutown’ trazia revoltas e angústias de um cenário urbano tomado pelo caos sócio-político (reflexo de um Brasil em frangalhos com o impeachment de Dilma Rousseff, a tragédia de Brumadinho, por exemplo), o disco seguinte, ‘Vulcão’, representava a fuga para o campo em busca de autoconhecimento e paz por meio de caminhos menos conturbados.”

Por sua vez, “Tupã-Rá” busca, segundo a banda, “compartilha os frutos colhidos das imersões e reflexões daqueles tempos”, em provável reflexão ao momento de pandemia. As músicas foram gravadas entre março e julho deste ano nos estúdios Maca Records e Peixú Estúdio (ambos em Sergipe), com produção do vocalista e guitarrista Julio Andrade. A formação do grupo é completa por Gabriel Perninha (bateria) e Rafael Ramos (teclados).

O material de divulgação pontua:

“‘Tupã-Rá’ traz 12 faixas que oferecem mensagens positivas, de ode à coletividade, da alegria em festejar entre amigos, ser resiliente com esperança e fala em acreditar nas mudanças em dias ainda tão repletos de desafios, preconceitos e ganâncias.”

O álbum está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

The Baggios – “Tupã-Rá”

  1. A Chegança
  2. Avia Menino!
  3. Barra Pesada (com Chico César e Cátia de França)
  4. Cura Taio
  5. Espelho Negro
  6. Clareia Trevas
  7. Baggios Encontra Siba
  8. Deixa Raiar
  9. Senhor dos Passos
  10. Chuva
  11. Digaê!
  12. Sun Rá

Ficha técnica

  • Produzido por Julio Andrade
  • Gravado entre março e julho de 2021 nos estúdios Maca Records e Peixú Estúdio, ambos em Aracaju (Sergipe)
  • Mixagem e Masterização por Leo Airplane
  • Arte da capa: concepção de Julio Andrade, fotografia de Marcelinho Hora e esculturas de Marlon Delano
  • Selo: Toca Discos
  • Assessoria: Tedesco Mídia
  • Booking: Brain Productions Booking
  • Todas as músicas compostas por Julio Andrade, exceto “Barra Pesada” (Julio Andrade e Chico César), “Baggios Encontra Siba” (Julio Andrade e Siba), “Chuva” (Julio Andrade e Gabriel Perninha) e “Digaê” (Julio Andrade, Rafael Ramos e Gabriel Perninha)
  • Participações especiais: Siba, Chico César e Cátia de França
  • Metais nas músicas “Deixa Raiar”, “Chuva” e “Espelho Negro”:André Lima (Trompete), Mario Augusto (Saxofone e flauta), Jeovane Lima (Trombone)
  • Percussão nas faixas “Chuva”, “Espelho Negro” e “Deixa Raiar”: Rodrigo Pacato
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosThe Baggios lança o álbum "Tupã-Rá" em busca de unir África e...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades