Lançado em 8 de novembro de 1971, “Led Zepellin IV” traz não só apenas algumas das músicas mais icônicas do Led Zeppelin: o disco apresenta os próprios ícones da banda. Foi nesse álbum que os integrantes usaram pela primeira vez os quatro símbolos que se tornaram fortemente associados a cada um deles, com significados bastante misteriosos e até místicos.
O disco todo é cercado por essa aura de mistério. Originalmente, “Led Zepellin IV” não tem um título e só é chamado dessa forma porque é a sequência dos três álbuns anteriores da banda. A capa, que contém uma pintura do século 19 fotografada em frente a uma construção parcialmente demolida, não apresenta nenhum nome ou inscrição para identificar o grupo.
Essa foi a forma que o Led Zeppelin encontrou para responder a críticas feitas durante o lançamento de “Led Zeppelin III” (1970). Na ocasião, alguns jornalistas chegaram a afirmar que o grupo estava acomodado em seu sucesso, pois saibam que qualquer coisa lançada com o nome Led Zeppelin seria um sucesso de vendas.
Por isso, o próximo álbum saiu sem o nome da banda – e sem título. A ideia era provar que a música deles era a única coisa que importava.
Os quatro símbolos do Led Zeppelin
A ideia de enfrentar a crítica com esse “silêncio textual” foi do guitarrista Jimmy Page, que ao mesmo tempo pensou em uma forma de identificar a banda.
Inicialmente, ele queria definir um símbolo que servisse para todo o Led Zeppelin, como uma novo logo, mas a ideia se individualizou: cada integrante teria sua própria marca registrada, que poderia ser escolhida da forma que quisessem.
John Paul Jones
O baterista John Bonham e o baixista John Paul Jones recorreram a um livro chamado “Book of Signs”, escrito por Rudolf Koch, contendo símbolos das mais variadas épocas e significados.
John Paul Jones escolheu três vesica piscis formando um triângulo – também chamado triquetra – sobreposto por um círculo, que segundo o livro, trazia o significado de confiança e competência.
John Bonham
John Bonham, por sua vez, escolheu o chamado nó borromeano, composto por três círculos entrelaçados.
De acordo com o livro de Koch, a imagem era usada como uma representação da Santíssima Trindade, em uma referência a família. Esse era um dos significados para o baterista, que também se divertia com o fato de que, virado de cabeça para baixo, tornava-se a logo da cervejaria Ballantine.
Robert Plant
Os outros dois integrantes do Led Zeppelin acabaram preferindo criar seus próprios símbolos ao invés de recorrer a imagens prontas.
O vocalista Robert Plant trouxe uma pena emoldurada por um símbolo, atrelando a ele significados místicos. Em ocasiões diferentes, Plant atribuiu o logo à lendário civilização perdida de Mu, bem como à deusa egípcia Maat, relacionada à justiça.
Jimmy Page
O criador da ideia, Jimmy Page, elaborou o mais misterioso dos símbolos. Ele lembra as letras “ZoSo” e é referido por muitos dessa forma, embora o guitarrista negue que isso tenha alguma relação com o significado.
Page nunca revelou o rela contexto da imagem. Reza a lenda que ele teria comentado sobre o assunto apenas uma vez com Plant, que misteriosamente “esqueceu” do que se tratava.
Especulações não faltam: há quem associe o símbolo de Jimmy Page a um grafismo que representava o planeta Saturno em um livro do século 16, o que pode fazer algum sentido. O guitarrista do Led Zeppelin sempre foi um estudioso das antigas ciências ocultas e mistérios de sociedades secretas.
O quinto símbolo
Pouca gente sabe, mas além dos quatro símbolos que representam os integrantes do Led Zeppelin, há ainda uma quinta imagem, usada para representar Sandy Denny. A vocalista do Fairport Convention faz um dueto com Robert Plant na música “The Battle of Evermore”.
O símbolo de Sandy, que aparece como um asterisco, é formado por três triângulos com a ponta para baixo. Há uma relação estética com as imagens de John Bonham e John Paul Jones.
Não se sabe se ela escolheu sua identificação ou se foi dada a ela, mas é de conhecimento comum que os três triângulos a representam.
O uso dos símbolos
Os símbolos de “Led Zeppelin IV” se tornaram muito associados à banda como um todo, não somente ao álbum. São frequentemente usados em camisetas e outros itens de merchandising relacionados ao grupo.
Os músicos utilizaram as imagens na turnê de divulgação do disco: Jimmy Page e Robert Plant as colocaram em seus amplificadores e caixas de som, enquanto John Paul Jones posicionou a dele no tampo de seu piano elétrico e John Bonham, no bumbo de sua bateria.
Após a tour em questão, que percorreu o Reino Unido em 1971, apenas Page e Bonham continuariam a usar seus símbolos, nos mesmos lugares. Plant e Jones não voltariam a referenciar as imagens pessoalmente.
* Texto por André Luiz Fernandes, com pauta e edição de Igor Miranda.
O símbolo do Robert Plant , parece uma cara sorridente com óculos …
Claramente um gato
Já vi tatuagem com esses símbolos.