Foto: Mick Rock

David Bowie terá álbum inédito “Toy” lançado em meio a box set especial

Gravado em 2000, disco é resultado de um retorno às raízes do saudoso artista

O box “David Bowie 5. Brilliant Adventure (1992 – 2001)”, que inclui o álbum inédito “Toy”, é um novo lançamento relacionado à obra de David Bowie. O material, que homenageia o saudoso cantor falecido em 2016, chegará a público por meio da Parlophone/ISO Records no dia 8 de janeiro de 2022, data que também marcaria o aniversário do artista.

O quinto volume de uma série de boxes que remonta a carreira do artista desde 1969 traz como destaque justamente o disco “Toy”, que finalmente será lançado de forma oficial.

Há, ainda, novas versões remasterizadas com contribuições dos produtores e colaboradores originais de alguns dos discos mais experimentais de Bowie, como “Black Tie White Noise”, “The Buddha of Suburbia”,  ”Outside Earthling” e “Hours”, entre outros materiais.

Sobre “Toy”, o álbum perdido de David Bowie

As sementes de “Toy” foram plantadas em 1999, durante a produção de um episódio de VH1 Storytellers. David Bowie queria tocar algo de sua carreira que fosse anterior a “Space Oddity”, então, ele voltou a 1966 e tirou o pó da música “Can’t Help Thinking About Me” pela primeira vez em trinta anos.

A faixa permaneceu no setlist da turnê do álbum “Hours” e, no início de 2000, Bowie e o produtor Mark Plati compilaram uma lista de algumas das primeiras canções de Bowie para regravação.

“Toy” foi gravado após a performance do cantor no festival Glastonbury, em 2000. Na época, ele entrou no estúdio para gravar novas interpretações de músicas gravadas entre 1964 a 1971.

O planejamento envolvia gravar o material de forma “old school”, com a banda tocando ao vivo, escolher as melhores versões e então lançá-lo o mais rápido possível.

Infelizmente, em 2001, o conceito de lançamento-surpresa de um álbum e a tecnologia para apoiar isso ainda não estavam disponíveis. Então, “Toy” acabou sendo engavetado.

O cantor prosseguiu então para algo novo, que começou com um punhado de novas músicas das mesmas sessões, que acabaram se tornando o álbum “Heathen”, lançado em 2002.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
18
Share