James LoMenzo voltou a trabalhar com o Megadeth. O baixista, que fez parte da banda entre 2006 e 2010, retorna como integrante de turnês, na vaga deixada por David Ellefson, demitido no último mês de maio após vazamentos de fotos e vídeos íntimos.
Em nota, o vocalista e guitarrista Dave Mustaine comentou:
“Estou feliz em anunciar que James LoMenzo, baixista e ex-integrante do Megadeth, gentilmente entrou para tocar na Metal Tour of the Year. Os ensaios da turnê acabaram de começar e mal podemos esperar para começar a detonar a América do Norte.”
LoMenzo, por sua vez, declarou:
“Estou super feliz por voltar ao Megadeth para a Metal Tour of the Year. Não há fãs melhores do que os fãs do Megadeth, mal posso esperar para chegar lá e detonar algumas músicas do Megadeth com todos vocês.”
O nome do baixista que gravou o novo álbum do Megadeth, “The Sick, the Dying… and the Dead”, ainda não foi anunciado. Os registros feitos por Ellefson para esse disco não foram mantidos. Especula-se que Steve Di Giorgio (Testament, Death etc) tenha trabalhado no material como músico convidado, porém, trata-se apenas de um rumor até o momento.
James LoMenzo e Megadeth
Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, James LoMenzo tem um currículo de respeito no segmento da música pesada. O baixista se tornou conhecido, inicialmente, por integrar o White Lion entre 1984 e 1991.
Depois disso, passou a trabalhar como músico contratado de diversos artistas e bandas: Ace Frehley, Zakk Wylde e seus projetos Pride & Glory e Black Label Society, David Lee Roth, Ozzy Osbourne, Slash’s Snakepit, Lynch Mob, entre outros.
Em 2006, entrou para o Megadeth na vaga que foi de David Ellefson por décadas, mas que estava sendo ocupada por James MacDonough desde 2004.
A história é complicada, mas não complexa: em 2002, o Megadeth anunciou o encerramento de suas atividades devido a uma lesão no braço de Dave Mustaine. Porém, o músico se recuperou do ferimento e decidiu voltar com a banda – só que sem nenhum integrante de sua última formação, incluindo David Ellefson, que integrava o grupo desde sua criação, na década de 1980.
Na então nova formação do Megadeth, lançada em 2004, James MacDonough era o baixista, mas sua vaga foi cedida a James LoMenzo em 2006. O músico ficou até 2010 e gravou os álbuns “United Abominations” (2007) e “Endgame” (2009), até dar lugar ao retorno de Ellefson.
Nos últimos anos, LoMenzo seguia com sua abordagem de músico contratado, tocando com nomes do porte de John Fogerty, entre outros.