5 curiosidades sobre “Lean Into It”, álbum grandioso do Mr. Big

Disco foi o responsável por consagrar o projeto formado por Eric Martin (vocal), Paul Gilbert (guitarra), Billy Sheehan (baixo) e Pat Torpey (bateria)

Lançado em 26 de março de 1991, “Lean Into It” é o álbum mais famoso da carreira do Mr. Big. Não é exagerado dizer que o trabalho, segundo de estúdio feito pela banda, soa como um verdadeiro “greatest hits”.

“Lean Into It” se diferencia do álbum de estreia, homônimo e divulgado em 1989, por trazer uma sonoridade um pouco mais sóbria e menos datada. A produção, assinada por Kevin Elson, ajudou o quarteto formado por Eric Martin (vocal), Paul Gilbert (guitarra), Billy Sheehan (baixo) e Pat Torpey (bateria) a focar menos na virtuose e mais na composição.

- Advertisement -

Deu certo. Os habilidosos músicos soam mais centrados em seu segundo álbum. Isso rendeu não apenas o hit “To Be With You”, como outras canções de destaque, como “Just Take My Heart”, “Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)”, “Alive and Kickin'”, “Green-Tinted Sixties Mind” e “CDFF-Lucky This Time” (cover de Jeff Paris), entre outras.

A lista a seguir destaca cinco curiosidades sobre “Lean Into It”, o trabalho definitivo do Mr. Big. Confira!

A capa de “Lean Into It”

“Lean Into It” impressiona logo por sua capa, que mostra um trem dependurado em uma construção. Curiosamente, a foto é real e mostra um acidente acontecido em outubro de 1895, na estação de Gare Montparnasse, em Paris, França.

Naquela ocasião, o expresso Granville-Paris estava atrasado. O maquinista acabou acelerando além da conta ao chegar na estação, não conseguindo frear.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

Nenhum passageiro do trem se feriu, mas uma mulher que passava na praça ao lado da estação acabou morrendo, atingida por um pedaço da construção que caiu com o impacto da locomotiva.

Solo de furadeira

Na música “Daddy, Brother, Lover, Little Boy”, Paul Gilbert e Billy Sheehan usam duas furadeiras sem fio nas cordas de seus instrumentos.

Dessa forma, foi criado um efeito que funciona como um solo extremamente rápido, impossível de ser reproduzido sem a ferramenta.

O mesmo recurso foi usado por Eddie Van Halen na música “Poundcake”, do álbum “For Unlawful Carnal Knowledge” (1991), lançado apenas alguns meses depois de “Lean Into It”.

CDFF?

Muitos fãs não fazem ideia do prefixo que consta no título da música “CDFF-Lucky This Time”. A canção “Lucky This Time” é de autoria de Jeff Paris, mas a sigla “CDFF” faz referência a algo bem mais subliminar.

O prefixo é sobre “Addicted to That Rush”, música do álbum de estreia homônimo do Mr. Big. Aqui, ela é inserida com uma rotação bem mais rápida, sendo CDFF uma sigla para “Compact Disc Fast Forward” – uma referência ao playback rápido.

Além disso, a sigla CDFF faz referência aos acordes usados na estrutura da canção: C, D, F e F (dó, ré, fá e fá).

Leia também:  Os 500 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Uncut

Sucesso em casa

Por incrível que pareça, “Lean Into It” foi o único álbum do Mr. Big a realmente fazer sucesso nos Estados Unidos, terra natal da banda. O trabalho chegou ao 15º lugar na parada de discos americana, a Billboard 200.

Os outros lançamentos só bombaram realmente no Japão, país onde a banda tem seu maior público. Não à toa, todas as turnês do grupo costumavam passar por lá, rendendo diversos álbuns ao vivo tendo inclusive gravado vários álbuns ao vivo por lá.

Pelos títulos da maioria desses trabalhos ao vivo, você já identifica o vínculo com a terra do Sol nascente: “Raw Like Sushi” (1990), “Raw Like Sushi II” (1992), “Japandemonium: Raw Like Sushi 3” (1994), “Live at Budokan” (1997), “In Japan” (2002), “Back to Budokan” (2009) e “Raw Like Sushi 100: Live in Japan 100th Anniversary” (2012) e por aí vai.

Mr. Big e o fim de uma era

O principal single de “Lean Into It” foi a balada “To Be With You”, que curiosamente marca o “canto do cisne” do hard rock / glam metal que foi tão popular na década de 80.

A faixa foi a última do gênero a chegar ao tipo das paradas dos Estados Unidos, que já começava a passar pela invasão do grunge e do rock alternativo.

* Texto produzido com a colaboração de André Luiz Fernandes.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades5 curiosidades sobre "Lean Into It", álbum grandioso do Mr. Big
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades