Foto: divulgação

Leslie West, líder do Mountain e lenda do hard rock, morre aos 75 anos

Morreu Leslie West. O lendário vocalista e guitarrista do Mountain, banda importante para o desenvolvimento do hard rock na década de 1970, nos deixou nesta quarta-feira (23), aos 75 anos.

Morreu Leslie West. O lendário vocalista e guitarrista do Mountain, banda importante para o desenvolvimento do hard rock na década de 1970, nos deixou nesta quarta-feira (23), aos 75 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

A Dean Guitars, fabricante de instrumentos que apoiava o músico, foi a responsável por divulgar a notícia em suas redes.

“Com muita tristeza, lamentamos em saber da morte de Leslie West, artista da Dean e parte da família Dean. Lendário e único. Descanse em paz.”

Sabia, desde terça (22), que o estado de saúde de Leslie West não era nada bom. O irmão do músico, Larry, publicou nas redes:

“Peço por todas as suas orações. Jenni (esposa de Leslie) está ao lado dele na Flórida, mas a situação não é nada boa. Agradeço a Jenni, ele não chegaria tão longe sem você. O coração dele está com problemas e ele foi colocado em ventilação mecânica e talvez não resista a essa noite.”

Em entrevista à ‘Rolling Stone’, Larry revelou que Leslie West sofreu uma parada cardíaca em sua casa, próxima a Daytona, na Flórida, na última segunda-feira (21). O músico foi conduzido para um hospital e ficou inconsciente até sua morte, na quarta (23).

Leslie West e o Mountain

Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, em 22 de outubro de 1945, Leslie West começou na música na década de 1960, tocando com o The Vagrants, grupo de R&B. Por meio deste projeto, conheceu o baixista e produtor Felix Pappalardi, que trabalhava com o Cream.

Juntos, os dois montaram o Mountain, que seguia a pegada heavy rock do Cream, fortemente influenciada pelo blues. Eles logo divulgaram um álbum, creditado como um trabalho solo de West – ‘Mountain’ (1969) -, e conseguiram destaque se apresentando no festival de Woodstock, em 1969. Após isso, o baterista Corky Laing se junto ao grupo, que também trazia o tecladista Steve Knight.

No ano seguinte, a banda divulgou o álbum ‘Climbing’, que conquistou disco de ouro nos Estados Unidos graças ao hit ‘Mississippi Queen’. A canção se tornou um clássico e já foi regravadap or nomes como W.A.S.P., Ozzy Osbourne e Bachman-Turner Overdrive, entre vários outros.

De início, o Mountain não durou tanto e deu lugar a um projeto em que Jack Bruce, baixista do Cream, tocaria com Leslie West e Corky Laing: o West, Bruce and Laing. Na época, Leslie também gravou com o The Who.

Ainda assim, os álbuns gravados pela banda na década de 70 fizeram história: ‘Nantucket Sleightride’ (1971), ‘Flowers of Evil’ (também 1971) e ‘Avalanche’ (1974), além do já mencionado ‘Climbing’ e o debut ‘Mountain’, lançado sob o nome de Leslie.

As atividades da banda foram encerradas em 1974, com sucessivas reuniões: 1981 a 1985, 1992 a 1998 e 2001 a 2010. Em meio a tudo isso, West seguiu divulgando trabalhos em carreira solo, construindo uma longa discografia fora do grupo.

Em 2011, o músico teve parte de sua perna direita amputada devido a complicações da diabetes. A partir daí, o ritmo de suas atividades profissionais passou a ser reduzido.

Embora tenha feito pouquíssimos shows desde então, West ainda seguiu produzindo em estúdio, lançando três álbuns em carreira solo na última década: ‘Unusual Suspects’ (2011), ‘Still Climbing’ (2013) e ‘Soundcheck’ (2015).

2 comentários
  1. O que ninguém parece lembrar é que Leslie West tocou no Brasil, em SP e no RJ, salvo me falhe a memória, em 1988, em uma turnê dos Guitar Heroes, junto com o Jan Akkerman, ex Focus, e o Wishbone Ash. Tive o privilégio de assitir o show no Hotel Nacional, e West entre outras músicas arrasou com Theme For An Imaginary Western. R.I.P. Leslie West.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
244
Share