Leslie West, líder do Mountain e lenda do hard rock, morre aos 75 anos

Morreu Leslie West. O lendário vocalista e guitarrista do Mountain, banda importante para o desenvolvimento do hard rock na década de 1970, nos deixou nesta quarta-feira (23), aos 75 anos.

Morreu Leslie West. O lendário vocalista e guitarrista do Mountain, banda importante para o desenvolvimento do hard rock na década de 1970, nos deixou nesta quarta-feira (23), aos 75 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

A Dean Guitars, fabricante de instrumentos que apoiava o músico, foi a responsável por divulgar a notícia em suas redes.

“Com muita tristeza, lamentamos em saber da morte de Leslie West, artista da Dean e parte da família Dean. Lendário e único. Descanse em paz.”

- Advertisement -

Sabia, desde terça (22), que o estado de saúde de Leslie West não era nada bom. O irmão do músico, Larry, publicou nas redes:

“Peço por todas as suas orações. Jenni (esposa de Leslie) está ao lado dele na Flórida, mas a situação não é nada boa. Agradeço a Jenni, ele não chegaria tão longe sem você. O coração dele está com problemas e ele foi colocado em ventilação mecânica e talvez não resista a essa noite.”

Em entrevista à ‘Rolling Stone’, Larry revelou que Leslie West sofreu uma parada cardíaca em sua casa, próxima a Daytona, na Flórida, na última segunda-feira (21). O músico foi conduzido para um hospital e ficou inconsciente até sua morte, na quarta (23).

Leslie West e o Mountain

Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, em 22 de outubro de 1945, Leslie West começou na música na década de 1960, tocando com o The Vagrants, grupo de R&B. Por meio deste projeto, conheceu o baixista e produtor Felix Pappalardi, que trabalhava com o Cream.

Juntos, os dois montaram o Mountain, que seguia a pegada heavy rock do Cream, fortemente influenciada pelo blues. Eles logo divulgaram um álbum, creditado como um trabalho solo de West – ‘Mountain’ (1969) -, e conseguiram destaque se apresentando no festival de Woodstock, em 1969. Após isso, o baterista Corky Laing se junto ao grupo, que também trazia o tecladista Steve Knight.

No ano seguinte, a banda divulgou o álbum ‘Climbing’, que conquistou disco de ouro nos Estados Unidos graças ao hit ‘Mississippi Queen’. A canção se tornou um clássico e já foi regravadap or nomes como W.A.S.P., Ozzy Osbourne e Bachman-Turner Overdrive, entre vários outros.

Leia também:  Como Slash fez Demi Lovato cantar “Papa Was a Rollin’ Stone”

De início, o Mountain não durou tanto e deu lugar a um projeto em que Jack Bruce, baixista do Cream, tocaria com Leslie West e Corky Laing: o West, Bruce and Laing. Na época, Leslie também gravou com o The Who.

Ainda assim, os álbuns gravados pela banda na década de 70 fizeram história: ‘Nantucket Sleightride’ (1971), ‘Flowers of Evil’ (também 1971) e ‘Avalanche’ (1974), além do já mencionado ‘Climbing’ e o debut ‘Mountain’, lançado sob o nome de Leslie.

As atividades da banda foram encerradas em 1974, com sucessivas reuniões: 1981 a 1985, 1992 a 1998 e 2001 a 2010. Em meio a tudo isso, West seguiu divulgando trabalhos em carreira solo, construindo uma longa discografia fora do grupo.

Em 2011, o músico teve parte de sua perna direita amputada devido a complicações da diabetes. A partir daí, o ritmo de suas atividades profissionais passou a ser reduzido.

Embora tenha feito pouquíssimos shows desde então, West ainda seguiu produzindo em estúdio, lançando três álbuns em carreira solo na última década: ‘Unusual Suspects’ (2011), ‘Still Climbing’ (2013) e ‘Soundcheck’ (2015).

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasLeslie West, líder do Mountain e lenda do hard rock, morre aos...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

2 COMENTÁRIOS

  1. O que ninguém parece lembrar é que Leslie West tocou no Brasil, em SP e no RJ, salvo me falhe a memória, em 1988, em uma turnê dos Guitar Heroes, junto com o Jan Akkerman, ex Focus, e o Wishbone Ash. Tive o privilégio de assitir o show no Hotel Nacional, e West entre outras músicas arrasou com Theme For An Imaginary Western. R.I.P. Leslie West.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades