Críticas de filmes
Crítica: “Pânico VI” é brilhante ao manter regras que a franquia criou
Mesmo diante de roteiro fraco, filme consegue a proeza de se reinventar sem abrir mão de base sólida do passado
Crítica: “Creed III” é inteligente em sua condução e ainda se permite inovar
Longa dirigido pelo protagonista Michael B. Jordan bebe do melhor e do pior da franquia “Rocky” e entrega espetáculo em tom correto
“A Baleia” se perde entre o sentimentalismo e a crueldade, mas se encontra em Brendan Fraser
Ator brilha em um de seus mais incríveis papéis na carreira, salvando uma trama perdida na busca pela lágrima e repulsa de sua audiência
“Entre Mulheres”: um gigante que será esquecido no Oscar
Longa da cineasta Sarah Polley, que traz elenco feminino de peso e fala sobre opressão do patriarcado, muito provavelmente passará ileso ao barulho da premiação
“Triângulo da Tristeza” e o riso tragicômico sobre a vida dos ricos e famosos
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes traz um amargo retrato das relações de poder em uma crítica feroz e bizarra sobre nossos tempos
Em “Quantumania”, Homem-Formiga ganha uma enorme bagunça para chamar de sua
Novo capítulo do universo cinematográfico da Marvel parece pensar apenas no futuro e ignorar a sua própria existência enquanto filme
Crítica: “Batem à Porta” é M. Night Shyamalan contido e eficiente, ainda que com falhas
Popular diretor volta às telas com seu mais correto filme desde “Fragmentado” e entrega obra que poderia ir muito além, mas correta e com méritos
Crítica: “Tár” é um espetáculo que infelizmente poucos entenderão – e com razão
Filme traz a melhor performance da carreira da atriz Cate Blanchett, mas roteiro com decisões equivocadas e surpreendentes pode afastar o público
Crítica: Surreal, “M3gan” resgata mescla de terror e comédia com maestria
Com roteiro certeiro e direção carismática, longa descarta a realidade e entrega atualização do juntar de gêneros
Crítica: Corajoso e emocionante, “Os Fabelmans” traz a alma de Steven Spielberg
Lendário cineasta conduz sua própria cinebiografia e consegue façanha de transformá-la em um de seus melhores filmes
Os 10 melhores filmes de 2022 na opinião de Raphael Christensen
Colaborador do site busca apresentar lista diferenciada, levando em conta ano pouco surpreendente do cinema
Crítica: “Avatar: O Caminho da Água” é tecnicamente histórico, mas tem roteiro requentado
História apresentada 13 anos após primeiro longa é repetida, ainda que consiga se sustentar por inovações e personagens carismáticos
Crítica: Filme mais importante do ano, “Ela Disse” se contenta em ser só bom
Ainda que limitado por sua simplicidade e ritmo frenético, longa sobre investigação jornalística em torno dos crimes de Harvey Weinstein vale o ingresso
Crítica: “Guardiões da Galáxia: Especial de Festas” é impecavelmente autêntico
Em clima de despedida e com o último filme da equipe cada dia mais próximo, Marvel nos entrega uma de suas melhores e mais originais produções
Crítica: “Noite Infeliz” encerra jejum de 32 anos como clássico natalino de ação
Carismático filme de ação cômica apresenta David Harbour como Papai Noel de saco cheio – mas não de presentes
Crítica: “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” é apenas uma linda homenagem
Encerramento da fase 4 da Marvel traz sentimento de luto, mas peca com questões que o roteiro não soube trabalhar
Crítica: “Argentina, 1985” prima pela naturalidade e já é um clássico político
Filme que retrata o julgamento de militares da ditadura argentina é uma aula de cinema educacional e se coloca como forte candidato ao Oscar internacional em 2023
Assistimos a “Terrifier 2” e à toda a franquia que tem feito o público passar mal
Novo filme de terror de Damien Leone é realmente assustador, ainda que escorregue por querer ser grande; antecessor de 2016 é ainda melhor
Crítica: “Halloween Ends” falha ao abrir mão do terror e até de Michael Myers
Com novo personagem surgido por acaso e holofotes tirados de protagonistas, conclusão da nova trilogia parece querer se desvencilhar dos antecessores a todo momento
Crítica: “Lobisomem na Noite” é um bem-vindo sopro de novidade na Marvel
Apesar de ainda seguir padrão de infantilização dos projetos, especial de terror da Marvel acerta ao tentar mudar um pouco a forma de fazer a roda girar
Crítica: “Blonde” é nada mais do que um softcore dramático
Netflix lança filme mais polêmico do ano; não fosse pela performance da atriz Ana de Armas, longa só conseguiria ofender a memória de Marilyn Monroe
Crítica: “A Mulher Rei” peca ao apostar no grandioso em vez de profundidade
Longa protagonizado por Viola Davis tem em mãos história densa e repleta de verdade, mas opta por criar um épico de ação tecnicamente impecável, mas comum
Crítica: Ainda que com bom gosto, remake de “Boa Noite, Mamãe!” pisa na arte
Amazon Prime Vídeo traz boa adaptação de “clássico” austríaco, mas para além do filme, é necessário debater o poder de Hollywood sobre a produção cultural como um todo
Crítica: “Não Se Preocupe, Querida” é bom filme que se autossabota
Longa dirigido pela atriz Olivia Wilde traz mistério interessante junto de crítica bem escrita ao machismo, mas falta de freio compromete a obra
Crítica: “Moonage Daydream” é o filme que David Bowie faria sobre si
Em cartaz nos cinemas brasileiros, obra descrita como documentário foge do formato convencional do gênero e, apesar de ressalvas, oferece boa imersão à vida do ícone pop
Crítica: “Não! Não Olhe!”, de Jordan Peele, derrapa com roteiro problemático
Aclamado diretor acerta em escolha de elenco e cenas de suspense, mas não conecta ideias que deveriam guiar sua própria crítica e dar sentido à obra
Crítica: “A Fera”, com Idris Elba, entrega com honra o prometido
Novo longa protagonizado pelo astro britânico busca apresentar embate intenso entre homem e fera; apesar de irritações roteirísticas, faz bem a lição de casa
Crítica: “O Telefone Preto” mostra como adaptar nem sempre é o caminho
Desperdiçando personagem assustador, filme do diretor Scott Derrickson faz escolhas equivocadas ao dar versão cinematográfica fiel demais ao conto de Joe Hill
Crítica: “Thor: Amor e Trovão” faz acabar a paciência com uma fase perdida
Mesmo com elenco de primeira linha, quarto filme do Deus do Trovão decepciona e evidencia problemas da Fase 4 da Marvel
Crítica: “Elvis” acerta ao oferecer espetáculo sobre Elvis Presley e showbusiness
Nova cinebiografia do rei do rock conta história sob a ótica do empresário do cantor, coronel Tom Parker, sem omitir acertos e erros de ambas as partes