Roger Waters lançará um show especialmente para os cinemas. Gravado durante apresentação da turnê “This is Not a Drill” na O2 Arena em Praga, República Tcheca, em maio de 2023, o filme-concerto “This is Not a Drill: Live From Prague – The Movie” chega às telonas de todo o mundo nos dias 23 e 27 de julho.
Ainda não há informações sobre quais locais receberão a produção e se a iniciativa inclui o Brasil. Mais detalhes sairão no site rogerwaters.film/ na próxima quinta-feira (12), quando começa a venda de ingressos.
Segundo comunicado, o próprio artista e Sean Evans – seu colaborador em outros projetos audiovisuais – cuidaram da direção. Dedicado aos “nossos irmãos e irmãs em todo o mundo que estão engajados na batalha existencial pela alma da humanidade”, o longa, assim como o próprio espetáculo, mesclará tanto músicas do Pink Floyd, quanto canções da carreira solo do baixista, como “Amused to Death” e “Is This the Life We Really Want?”.
Para a ocasião, Waters usou um palco 360º e um grande conjunto de telas de LED, responsáveis por projetar “inúmeras imagens e mensagens que reforçam de forma vívida e poderosa os significados por trás das músicas”. Diante de tal estrutura, o intuito é que o filme seja um “ataque extraordinário aos sentidos, não apenas musical e visualmente, mas também política e filosoficamente”.
Por meio do YouTube, o cantor já liberou uma das performances como prévia. Assista a “Wish You Were Here” abaixo:
Para além da estreia nos cinemas, o registro ficará disponível como um álbum ao vivo. No dia 1º de agosto, o material será lançado em vinil com quatro discos e também em DVD, CD duplo, Blu-Ray e áudio nas plataformas de streaming. Uma pré-venda dos formatos já está acontecendo.
Vale lembrar que a segunda apresentação do giro em Praga, no dia 25 de maio de 2023, ganhou uma transmissão ao vivo nos cinemas mundiais à época. É provável que as filmagens de “This is Not a Drill: Live From Prague – The Movie” tenham sido extraídas da data.
Ainda não houve divulgação da lista de faixas, mas o repertório do show foi o seguinte:
Set 1:
- Comfortably Numb (Pink Floyd)
- The Happiest Days of Our Lives (Pink Floyd)
- Another Brick in the Wall, Part 2 (Pink Floyd)
- Another Brick in the Wall, Part 3 (Pink Floyd)
- The Powers That Be
- The Bravery of Being Out of Range
- The Bar
- Have a Cigar (Pink Floyd)
- Wish You Were Here (Pink Floyd)
- Shine On You Crazy Diamond (Parts VI-VII, V) (Pink Floyd)
- Sheep (Pink Floyd)
Set 2:
- In the Flesh (Pink Floyd)
- Run Like Hell (Pink Floyd)
- Stop (Pink Floyd)
- Déjà vu
- Déjà vu (Reprise)
- Is This the Life We Really Want?
- Money (Pink Floyd)
- Us and Them (Pink Floyd)
- Any Colour You Like (Pink Floyd)
- Brain Damage (Pink Floyd)
- Eclipse (Pink Floyd)
Bis:
- Two Suns in the Sunset (Pink Floyd)
- The Bar (Reprise)
- Outside the Wall (Pink Floyd)
Roger Waters e “This is Not a Drill”
A turnê “This is Not a Drill” aconteceu entre julho de 2022 e dezembro de 2023. Europa, América do Norte e América do Sul fizeram parte do itinerário.
No caso, o Brasil recebeu datas em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Em resenha paro o site a respeito da segunda apresentação na capital paulista, Igor Miranda destacou:
“Neste espetáculo, que teve sete datas no Brasil, Waters segue por dois caminhos. Como o próprio havia prometido ainda em janeiro de 2020, a apresentação seria ainda mais política que a turnê anterior, ‘Us + Them’, que gerou polêmica por críticas diretas a Donald Trump e até Jair Bolsonaro. O dedo é colocado na ferida constantemente. Ao mesmo tempo, há um tom conciliatório. Fala-se sobre fragilidades pessoais quase tanto quanto se discute os problemas do mundo. A ideia por trás da nova canção ‘The Bar’, executada em duas partes, resume a proposta da tour: fingir que estamos em um bar, onde podemos debater questões diversas com desconhecidos sem medo de, nas palavras de Roger, ser ‘cancelado ou preso’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.