Apesar do Iron Maiden ser um monolito do heavy metal, vários integrantes tem seus trabalhos paralelos ao grupo. Dave Murray é, curiosamente, um dos únicos membros dedicados exclusivamente à banda — até mesmo o dono, Steve Harris, tem o British Lion.
Em entrevista ao Music Radar, o guitarrista foi questionado se tem vontade de explorar algo além do Maiden. Murray se mostrou desinteressado e citou a energia dos seus companheiros como motivo para eles se aventurarem fora do grupo.
Ele disse:
“Não se engane, eu faço jams com outras pessoas, faço eventos de caridade pra me divertir… Steve tem muita energia para fazer parte do British Lion e eu admiro isso, enquanto para mim é tudo sobre o Maiden. Mas eu sei quando apertar o botão de ‘desligar’. Não sinto a necessidade de tocar em casas noturnas e viajar no fundo de um ônibus – acho que já fiz isso o suficiente!”
Apesar disso, o músico expressou sua admiração pelo ritmo de trabalho dos companheiros. Ele falou:
“Eu admiro muito que Steve faça isso, Bruce [Dickinson, vocalista] também, e Adrian [Smith, guitarrista] também faz seu negócio [Smith/Kotzen]. Boa sorte a eles se querem fazer isso – é pura paixão e a diversão de tocar em qualquer capacidade, seja um estádio ou uma casa de shows pequena.”
Os projetos solo dos integrantes do Iron Maiden
Steve Harris tem seu grupo British Lion, que montou em 2012. Bruce Dickinson ressuscitou sua carreira solo com o álbum “The Mandrake Project” (2024) e já planeja o próximo disco. Por sua vez, Adrian Smith formou uma parceria com o guitarrista americano Richie Kotzen que já rendeu dois lançamentos, o mais recente sendo “Black Light/WHite Noise”, lançado em março último.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.