Tony Bellotto, guitarrista e vocalista dos Titãs, revelou que está com um tumor no pâncreas. Por causa da doença, o músico realizará uma cirurgia e ficará afastado dos compromissos na estrada temporariamente. Como divulgado na última segunda-feira (3), Alexandre de Orio irá substituí-los nos shows enquanto se recupera.
Anteriormente, Alexandre já colaborou com a banda. Em 2019, o artista passou a trabalhar com Sérgio Britto em seu projeto solo, excursionando junto ao músico. Já no ano seguinte, conforme o site oficial, tocou no lugar do próprio Tony — à época com covid-19 — durante apresentação do grupo no modelo drive-in na Neo Química Arena, em São Paulo.
No passado, o guitarrista ganhou destaque ao integrar o Claustrofobia. O guitarrista fez parte da formação da banda de death/thrash metal entre 1996 e 2015 e é creditado em seis álbuns de estúdio: “Claustrofobia” (2000), “Thrasher” (2002), “Fulminant” (2005), “I See Red” (2009), “Peste” (2011) e “Download Hatred” (2016). Também aparece no DVD “Visceral 20 Years” (2015).
Sua saída do grupo foi comunicada oficialmente em setembro de 2015. Em nota (via Whiplash), o guitarrista atribuiu a decisão à “incompatibilidade” entre ele e os outros membros:
“Começamos tocando quando éramos moleques, sem responsabilidades, e em praticamente 20 anos muita coisa acontece, então chegamos num ponto em que algumas coisas se tornaram incompatíveis. Foi uma decisão bem difícil de tomar, principalmente pensando em todas as pessoas que sempre nos apoiaram e os fãs com quem sempre tive muito contato, mas é minha vida pessoal e musical que não posso deixar de pensar, assim como a da própria banda, então tive que tomar uma decisão, e como toda escolha, há perdas e ganhos. Já tenho uma vida musical estabelecida, tanto como músico quanto como educador […]. Foram anos de muito aprendizado, muita estrada, muitas histórias, perrengues, glórias, etc. Tenho consciência de que ajudei a moldar o som do Claustro assim como ter uma assinatura nos solos. Ainda tem um disco novo pela frente, já gravado e que considero um dos mais maduros na nossa carreira. Espero que a banda alcance o objetivo que deseja.”
Além disso, Alexandre é bacharel em guitarra pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e pós-graduado em Estruturação e Linguagem Musical e Docência Superior em Música e Violão. É professor de guitarra, violão, harmonia, teoria e percepção musical e autor da série “Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra”. Ainda trabalhou com nomes como Digão (Raimundos) e Egypcio (ex-Tihuana) e integra o Quarteto Kroma desde 2001.
O diagnóstico de Tony Bellotto
Como mencionado, o guitarrista Tony Bellotto revelou pelas redes sociais estar com um câncer no pâncreas. O músico anunciou que irá passar por uma cirurgia.
Conforme publicação nas redes (via g1), ele disse:
“Fazendo um exame de rotina, eu fui diagnosticado com tumor no pâncreas e vou passar por uma cirurgia assistido pela doutora Fernanda Capareli e pelo Doutor Marcelo Cerqueira César Machado. Durante esse período, eu vou me afastar temporariamente dos palcos, mas os Titãs seguem com a agenda planejada, acompanhados pelo músico Alexandre de Orio. Logo que eu me recupere, eu vou retornar aos shows e às minhas atividades profissionais. Então, desde já quero agradecer aos pensamentos, palavras e mensagens de apoio e de carinho. E pedir que vocês não sofram. Sem drama. Eu estou tranquilo e confiante, enfrentando tudo com coragem e dignidade. Inspirado pelo nosso querido Branco Mello que passou por tratamentos difíceis e agora está aí tocando, cantando e se divertindo nos shows. É isso. Nos vemos em breve.”
Por sua vez, a banda publicou a seguinte nota:
“Durante um exame de rotina, Tony Bellotto foi diagnosticado com um tumor no pâncreas e passará por uma cirurgia. Tony fará uma pausa temporária dos palcos e os Titãs seguirão cumprindo sua agenda de shows acompanhados pelo músico Alexandre de Orio. Logo que se recupere, Tony retomará suas atividades profissionais. Os Titãs agradecem o carinho e o apoio de todos.”
Outro integrante dos Titãs tem enfrentado o câncer nos últimos anos. O baixista Branco Mello descobriu um tumor na laringe em 2018.
Radioterapia e quimioterapia lhe ajudaram nessa batalha inicial, bem-sucedida. No entanto, anos mais tarde, em 2021, o tumor voltou na hipofaringe. Desta vez, a única saída era a cirurgia. Passou 32 dias internado. Em julho último, tratou o mesmo problema, mas na amígdala.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.