...

A banda brasileira que está “furando a bolha”, segundo Luis Mariutti

De acordo com baixista, grupo em questão "ultrapassa a esfera do rock e do metal e atinge todas as camadas"

Dentre os nomes que despontaram no metal nacional nos últimos anos, uma banda em específico está “furando a bolha” na opinião de Luis Mariutti (Ready to Be Hated, Sinistra, ex-Angra e Shaman). Segundo o baixista, o grupo em questão consegue ir além e “atingir todas as camadas”.

­

- Advertisement -

O músico abordou o assunto durante um vídeo publicado em seu canal no YouTube. No registro, ele trouxe perguntas enviadas por fãs em sua comunidade e destacou o alcance do Black Pantera em uma das respostas.

Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, Mariutti disse: 

“Eu acho que quem tá furando a bolha no cenário [do metal atual] é o Black Pantera, que traz assuntos nas suas letras que ultrapassam a esfera do rock e do metal e atingem todas as camadas. Eu acho que estão fazendo isso muito bem.” 

Em seguida, o artista entrou em um tópico relacionado e mencionou as dificuldades de bandas nacionais em excursionar pelo país. Na opinião do baixista, é complicado comparar a cena local com o contexto europeu por uma série de motivos, como explicado:  

“É difícil a gente se equiparar à cena europeia porque o Brasil é um país gigantesco e dificílimo de se construir uma turnê viajando de ônibus. Muitas vezes você vai ter que parar, ir de avião. Então é difícil organizar uma turnê no Brasil. O ideal seria que tivéssemos as estações, a época dos festivais, a época dos shows em casas, clubes, bares, para a gente conseguir se encaixar. Fica muito difícil quando você tem festival em março, abril, setembro, novembro, com as bandas [internacionais] vindo nos intervalos desses festivais. O circuito europeu se impôs pra gente também, eles fazem o calendário deles e a gente fica à mercê disso.

Para Mariutti, a solução do problema seria a seguinte:

A gente deveria ter um calendário também, para a gente conseguir se organizar e as bandas nacionais terem mais chance de fazer turnês que não competissem tanto com grandes eventos internacionais.”

Luis Mariutti e Black Pantera

Por meio de uma votação popular, o Mariutti Team Zine, projeto liderado por Luis Mariutti e a esposa Fernanda Mariutti, realiza todos os anos uma premiação com os maiores destaques do metal. Na edição mais recente, o Black Pantera ganhou a categoria de lançamentos de discos e EPs com o álbum “Perpétuo” (2024). 

Ao revelar o resultado em live, o baixista parabenizou a banda e disse:

“É uma banda que fez muita coisa esse ano, muito show, fez disco. Eles estão na estrada pro que der e vier, realmente é uma banda de se tirar o chapéu. É uma banda que sempre se apresenta com muita raça, muita força, o show do Black Pantera é muito legal sempre.”

Sobre o Black Pantera

Fundado em Uberaba, Minas Gerais, o Black Pantera conta com Charles Gama (voz e guitarra), Chaene da Gama (voz e baixo) e Rodrigo Augusto (bateria) na formação. Até o momento, quatro álbuns completos de estúdio foram lançados. O mais recente, “Perpétuo”, saiu em 2024.

Sobre Luis Mariutti

Luis Eduardo Mariutti Pereira nasceu em São Paulo e começou a carreira tocando no Firebox. Posteriormente, integrou a banda do cantor Supla por um breve período, onde tocou pela primeira vez com o guitarrista Kiko Loureiro e o baterista Ricardo Confessori.

A seguir, passou a integrar o Angra, participando dos três primeiros álbuns de estúdio. Saiu em 2000, tendo participado de shows e eventos comemorativos posteriores. Com os outros dissidentes formou o Shaman, permanecendo até 2006 e retornando a partir de 2018. No meio tempo, também participou do grupo solo do vocalista Andre Matos.

Seu currículo também inclui o Henceforth, Motorguts, About2Crash e Sinistra. A última citada é a mais recente, realizando shows em divulgação do seu trabalho de estreia.

Mestre em muay thai, se tornou um dos jogadores de futebol amador mais famosos do país nos anos 2000 por conta de suas participações no “RockGol MTV”. Ganhou o apelido de Jesus da equipe de transmissão do torneio.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA banda brasileira que está “furando a bolha”, segundo Luis Mariutti
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

  1. Ele não deixou especificado Que tipo de camadas são essas que eles ultrapassam tudo muito sem contexto… Seria nas letras por exemplo essas camadas? Que outras camadas são essas? Ele dá uma ideia de ser uma banda progressiva e não do metal… Porque o único gênero que ultrapassa todas as camadas é o prog não existe outro… Para mim ele tá apenas impressionado com a banda e a colocando acima de tudo…

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades