...

A música do Pink Floyd que deixa Elton John emotivo

Apesar de ser uma composição com fundo melancólico, a canção remete a uma história feliz para o artista

Elton John sabe emocionar como poucos quando o assunto é música. Ao mesmo tempo, ele também consegue se deixar levar pelas composições de outros artistas. Um exemplo claro está no Pink Floyd. E a escolha recai sobre uma das obras mais melancólicas da história do grupo.

Shine On You Crazy Diamond está presente no álbum Wish You Were Here (1975). Nela, Roger Waters e seus companheiros extravasam as lamentações por conta da deterioração mental de Syd Barrett, fundador e primeiro líder intelectual da banda – que chegou a aparecer nas sessões de gravação quase sem ser reconhecido, devido às mudanças físicas em meia década.

- Advertisement -

Falando à BBC Radio em 1986, Elton relembrou o momento especial que aumentou o significado da composição. Uma década antes, ele viajou para Barbados, esgotado após cinco anos de trabalho intenso, para seu primeiro período de férias longas no Caribe.

Com seu letrista, Bernie Taupin, alugou duas casas de praia para relaxar. Foi quando, conforme repercussão do Far Out Magazine:

“Sabe, há certos discos dos quais você se lembra. Como um do Pink Floyd chamado ‘Wish You Were Here’. Eu sempre me lembro de um dia em que estávamos sentados na praia. Uma senhora desceu chorando e disse: ‘Escute, meu filho está morrendo de câncer. Ele pode descer e dizer olá para vocês?’.”

Os dois disseram a ela para levá-lo para tomar um chá. Infelizmente, o jovem estava em um estado terrível.

“Ele era só pele e osso, não havia nada mais. A doença avançava a cada dia. Naquela época em particular, a faixa deste álbum que costumávamos tocar era ‘Shine On You Crazy Diamond’. Então uma noite, vendo o pôr do sol, todos nós demos as mãos e colocamos a música para tocar. Eu não sou particularmente religioso. Mas dissemos: ‘Ok, vamos torcer para que ele melhore’. E foi isso.”

Três anos depois, Elton estava tocando em Washington, DC. Alguém bateu na porta do camarim. Era o mesmo garoto.

Felizmente, ele havia sobrevivido — não apenas isso, como estava forte tal qual Sylvester Stallone em “Rambo”. O Rocketman não entendia, pois da última vez que o viu, o rapaz tinha apenas três meses de vida conforme previsão médica. Elton complementa:

“Então eu sempre me lembro desta faixa, é uma música maravilhosa que traz de volta uma memória feliz.”

Pink Floyd e “Shine On You Crazy Diamond”

“Shine on You Crazy Diamond” é dividida em 2 faixas e conta com 9 partes. A composição fica a 3 segundos de totalizar 26 minutos em seu registro original.

Em depoimento à revista Uncut, publicado em 2015, o guitarrista e vocalista David Gilmour não se furtou em colocar a obra como um dos grandes momentos da carreira de todos os envolvidos. Ele disse, também conforme resgate do site Far Out Magazine:

“É a música mais pura do Pink Floyd, o auge daquela fase específica do nosso desenvolvimento… as ideias eram todas tão boas que queríamos espaço para elas respirarem. E é por isso que a versão completa tem cerca de 26 minutos de duração e precisou ser dividida em duas, já que não cabia completa em um dos lados do LP.”

Sobre o álbum “Wish You Were Here”

“Wish You Were Here” foi lançado no dia 12 de setembro de 1975. Nono disco de inéditas, é o segundo conceitual da carreira do Pink Floyd, trazendo uma crítica à objetificação da arte pela indústria.

Chegou ao primeiro lugar das paradas norte-americana e britânica, tendo vendido mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nas sessões, David Gilmour e o tecladista Richard Wright já o classificaram como o melhor disco da banda.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música do Pink Floyd que deixa Elton John emotivo
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades