A música mais “pura” do Pink Floyd, segundo David Gilmour

Composição foi dividida em 2 faixas e contava com 9 partes em seu formato de publicação original

O guitarrista, vocalista e membro fundador Syd Barrett nunca deixou de fazer parte do Pink Floyd enquanto inspiração. Embora tenha sido afastado poucos anos após o início dos trabalhos, sua aura permaneceu com os colegas. Em alguns momentos, as lembranças atormentavam, em outros ajudavam a afagar a banda em meio às pressões sofridas após o estouro comercial.

Em “Wish You Were Here”, o amigo foi lembrado duas vezes. Primeiro na faixa-título, um de seus maiores sucessos midiáticos. Porém, o momento mais ousado se deu em “Shine on You Crazy Diamond”. Dividida em 2 faixas e com 9 partes, a composição fica a 3 segundos de totalizar 26 minutos em seu registro original.

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Em depoimento à revista Uncut, publicado em 2015, o guitarrista e vocalista David Gilmour não se furtou em colocar a obra como um dos grandes momentos da carreira de todos os envolvidos. Ele disse, conforme resgate do site Far Out Magazine:

“É a música mais pura do Pink Floyd, o auge daquela fase específica do nosso desenvolvimento… as ideias eram todas tão boas que queríamos espaço para elas respirarem. E é por isso que a versão completa tem cerca de 26 minutos de duração e precisou ser dividida em duas, já que não cabia completa em um dos lados do LP.”

A sombra de Syd Barrett

Vale recordar que Syd Barrett chegou a visitar a banda em estúdio durante as gravações. Os antigos colegas não o reconheceram de cara, graças à aparência física totalmente distinta.

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A parte comunicacional também havia sido claramente afetada após anos de experiências químicas. O reencontro deixou todos muito abalados.

O falecido tecladista Richard Wright lembrou o momento em depoimento compilado pelo fansite Pink Floyd Fan:

“Roger (Waters, baixista e vocalista) estava sentado à mesa de controle no estúdio. Eu entrei e vi um cara atrás dele, enorme, careca e gordo. Pensei: ‘ele parece um pouco… estranho…’ De qualquer forma, juntei-me a Roger e trabalhamos por cerca de dez minutos. Esse cara continuava se levantando, escovando os dentes e depois sentando novamente – fazendo coisas realmente estranhas, mas quieto.

Até que perguntei a Roger: ‘quem é ele?’ e Roger disse: ‘não sei’. E eu disse: ‘bem, presumi que fosse seu amigo’, e ele respondeu: ‘não, não sei quem ele é’. De qualquer forma, demorei muito e de repente percebi que era Syd, depois de talvez 45 minutos.”

Curiosamente, o ocorrido se deu justamente quando a homenagem estava sendo registrada.

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“Syd apareceu enquanto estávamos fazendo os vocais de ‘Shine On You Crazy Diamond’, que era basicamente sobre ele. Simplesmente, por alguma razão incrível, escolheu o mesmo dia em que estávamos fazendo uma música que era sobre ele. E não o víamos, creio, há dois anos. Isso é o que há de tão incrivelmente… estranho nesse cara. E um pouco perturbador também, quero dizer, principalmente quando não conseguimos reconhecê-lo. Escolheu justamente aquele dia para aparecer. Muito estranho.”

Pink Floyd e “Wish You Were Here”

“Wish You Were Here” foi lançado no dia 12 de setembro de 1975. Nono disco de inéditas, é o segundo conceitual da carreira do Pink Floyd, trazendo uma crítica à objetificação da arte pela indústria.

Chegou ao primeiro lugar das paradas norte-americana e britânica, tendo vendido mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nas sessões, David Gilmour e Richard Wright já o classificaram como o melhor disco da banda.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. É do meu álbum favorito da banda (Wish You Were Here, 1975), e foi muito acertada a decisão do PF em dividir “Shine on You Crazy Diamond” em duas seções: a primeira para começar e a segunda para terminar o disco de uma forma coesa e cíclica.

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