Campanha de Trump diz que tinha autorização para usar música do Foo Fighters

Banda anunciou que reverterá o que arrecadar de royalties a Kamala Harris, adversária do empresário na eleição

A campanha de Donald Trump alega que tinha uma licença para tocar a música “My Hero”, do Foo Fighters, em um comício. A canção foi incluída no programa da última sexta-feira (23), durante evento no Arizona. Na ocasião, o ex-presidente recebeu o apoio do rival político Robert F Kennedy Jr, que foi saudado ao som da composição.

O jornal The Independent teve acesso a documentos que confirmariam que os representantes do candidato republicano realmente licenciaram a música do serviço Songview, da Broadcast Music, Inc (BMI).

- Advertisement -

Em comunicado à imprensa, um porta-voz afirmou, de forma lacônica:

“Temos uma licença para tocar a música.”

A resposta do Foo Fighters

Em resposta, o Foo Fighters emitiu a mesma nota divulgada anteriormente por outros veículos, onde diz:

“Não foi pedida permissão ao Foo Fighters, e se fosse, eles não teriam concedido. Ações apropriadas estão sendo tomadas. Quaisquer royalties recebidos como resultado desse uso serão doados para a campanha Harris/Walz.”

A banda também compartilhou uma resposta curta em sua conta oficial no X/Twitter, após ser questionada por um usuário de mídia social se eles tinham concedido a permissão.

O seguidor perguntou: “Ei @foofighters, vocês deixaram Trump usar ‘My Hero’ para dar as boas-vindas ao RFK Jr. no palco?”. A reposta foi: “Não”. Mais tarde, a interação foi republicada com a legenda “Vamos deixar claro”.

Leia também:  Veja possível setlist do Avenged Sevenfold no Rock in Rio 2024

De longa história democrata, a família Kennedy fez questão de emitir uma nota oficial deixando claro que a posição de Robert não condiz com a opinião de seus parentes.

“Queremos uma América cheia de esperança e unida por uma visão compartilhada de um futuro mais brilhante, um futuro definido pela liberdade individual, promessa econômica e orgulho nacional. A aliança de Robert a Trump é um final triste para uma história triste.”

Artistas x Donald Trump

Desde a primeira vez que entrou em uma campanha presidencial, ainda em 2016, Donald Trump sofre resistência de artistas que o proíbem de usar suas obras. Nomes como Aerosmith, Neil Young, Beatles, Bruce Springsteen, Queen, Elton John e Rolling Stones, além dos espólios de Prince, David Bowie e Tom Petty se manifestaram contra o político e o que ele representa.

De acordo com a Billboard, as organizações de direitos autorais BMI e ASCAP exigem que campanhas políticas obtenham licenças para veicular músicas em seus catálogos, com uma ressalva na licença que permite que compositores se oponham ao uso. No entanto, isso não impede que a canção seja tocada em um comício.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCampanha de Trump diz que tinha autorização para usar música do Foo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades