Paul McCartney faz 82 anos; veja outros fatos da música em 18 de junho

Data marca também a realização do show do Kiss no estádio do Maracanã, batendo recorde de público

Hoje, Paul McCartney faz 82 anos. O vocalista e multi-instrumentista, que nasceu em 18 de junho de 1942, se tornou um dos músicos mais famosos de todos os tempos como parte dos Beatles. Com o fim da banda, formou o Wings e trabalhou em carreira solo.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 18 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 17 anos, em 18 de junho de 2007, o Bon Jovi lançava “Lost Highway”, seu 10º disco de estúdio. Traz forte influência da música country, especialmente da ramificação de Nashville. “(You Want To) Make a Memory” e a faixa-título são os destaques.

-> Há 28 anos, em 18 de junho de 1996, Zakk Wylde lançava “Book of Shadows”, seu 1º disco solo. O álbum traz uma faceta até então desconhecida do guitarrista, que aposta em um som acústico e introspectivo, indo pelo caminho do folk e do southern rock.

-> Há 41 anos, em 18 de junho de 1983, o Kiss se apresentava no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, como parte da turnê “Creatures of the Night”. Mais de 130 mil pessoas compareceram ao show, primeiro da carreira da banda no Brasil e um dos últimos com maquiagem até 1996.

Jerry Cantrell – “Degradation Trip” (lançado em 18 de junho de 2002)

-> Há 22 anos, em 18 de junho de 2002, Jerry Cantrell lançava “Degradation Trip”, seu 2º disco solo. Foi dedicado ao vocalista do Alice in Chains, Layne Staley, falecido dois meses antes do álbum sair. “Anger Rising” e “Angel Rise” foram os singles.

-> Hoje, Dizzy Reed faz 61 anos. O tecladista, que nasceu em 18 de junho de 1963, se tornou um dos membros mais longevos do Guns N’ Roses ao entrar em 1990 e permanecer pelas décadas seguintes. Tocou ainda com as bandas Johnny Crash e The Dead Daisies, além da carreira solo.

-> Há 3 anos, em 18 de junho de 2021, o Helloween lançava “Helloween”, seu 16º disco de estúdio. Foi o primeiro gravado com a formação de septeto, que trouxe de volta Michael Kiske e Kai Hansen sem dispensar os cinco músicos do line-up anterior.

-> Hoje, Thiago Bianchi faz 45 anos. O vocalista do Noturnall, que nasceu em 18 de junho de 1979, também passou pelo Shaman entre os anos de 2007 e 2013, ocupando a vaga deixada por Andre Matos. Cantou ainda no Karma e produziu trabalhos de Angra, Edu Falaschi, Aquiles Priester, Hammathaz, Sinaya, Tuatha de Danann, entre outros.

-> Hoje, Maria Bethânia faz 78 anos. A irmã de Caetano Veloso, conhecida como a “Abelha Rainha da MPB”, nasceu em 18 de junho de 1946 e se consagrou uma das maiores vozes da música brasileira, vendendo mais de 25 milhões de discos.

-> Há 42 anos, em 18 de junho de 1982, o Fleetwood Mac lançava “Mirage”, seu 13º disco de estúdio. Traz uma sonoridade mais soft rock em comparação ao antecessor “Tusk”. As músicas “Hold Me”, “Gypsy”, “Love In Store”, “Oh Diane” e “Can’t Go Back” saíram como singles.

Leia também:  Diagnosticado com demência, Jack Russell (Great White) anuncia aposentadoria

-> Há 23 anos, em 18 de junho de 2001, o Muse lançava “Origin of Symmetry”, seu 2º disco de estúdio. O título foi inspirado no livro “Hyperspace”, do físico Michio Kaku. “Plug In Baby”, “New Born” e “Bliss” foram os principais singles.

-> Há 42 anos, em 18 de junho de 1982, o King Crimson lançava “Beat”, seu 9º disco de estúdio. Primeiro álbum a manter a mesma formação do anterior, foi inspirado no movimento literário “Geração Beat”, surgido nos anos 50 e uma espécie de precursor dos hippies.

-> Há 45 anos, em 18 de junho de 1979, o Blackjack lançava “Blackjack”, seu disco de estreia. Reúne o cantor Michael Bolton e o guitarrista Bruce Kulick, futuro membro do Kiss, numa pegada hard rock anos 70. Os singles foram “Love Me Tonight” e “Without Your Love”.

-> Há 28 anos, em 18 de junho de 1996, Beck lançava “Odelay”, seu 5º disco de estúdio. É o trabalho de maior sucesso da carreira do cantor. “Where It’s At”, “Devils Haircut”, “The New Pollution”, “Sissyneck” e “Jack-Ass” saíram como singles.

-> Há 40 anos, em 18 de junho de 1984, Elton John lançava “Breaking Hearts”, seu 18º disco de estúdio. Último com a formação clássica da banda do cantor. teve como singles “Sad Songs (Say So Much)”, “Passengers”, “Who Wears These Shoes”, “In Neon” e a faixa-título.

-> Há 12 anos, em 18 de junho de 2012, The Night Flight Orchestra lançava “Internal Affairs”, seu disco de estreia. O projeto foi criado por membros do Soilwork, Arch Enemy e outras bandas, apostando em um som “classic rock”, na pegada do AOR.

-> Há 48 anos, em 18 de junho de 1976, Rod Stewart lançava “A Night On the Town”, seu 7º disco de estúdio. Um dos álbuns mais aclamados da carreira do cantor, traz hits como “Tonight’s The Night (Gonna Be Alright)” e “The Killing of Georgie (Part I and II)”.

-> Há 22 anos, em 18 de junho de 2002, o Papa Roach lançava “Lovehatetragedy”, seu 3º disco de estúdio. O álbum incorpora menos elementos de rap do que os trabalhos anteriores. Rendeu dois singles: “She Loves Me Not” e “Time and Time Again”.

-> Há 34 anos, em 18 de junho de 1990, o Alias lançava “Alias”, seu disco de estreia. Único da banda canadense de hard rock/AOR até 2009, traz a música “More Than Words Can Say”, que fez sucesso na época, além de “Waiting for Love”, também divulgada como single.

-> Há 13 anos, Clarence Clemons nos deixava. O saxofonista da E Street Band morreu em 18 de junho de 2011, aos 69 anos, de AVC. Conhecido como “The Big Man”, também tocou com Aretha Franklin, Grateful Dead, Ringo Starr, Lady Gaga e mais.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaPaul McCartney faz 82 anos; veja outros fatos da música em 18...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades