Stevie Wonder faz 74 anos; veja outros fatos da música em 13 de maio

Data marca também o lançamento de um álbum importante do DIre Straits e o aniversário do guitarrista Buckethead

Hoje, Stevie Wonder faz 74 anos. O cantor e multi-instrumentista, cego de nascença, se tornou um dos maiores artistas da história, com mais de 100 milhões de discos vendidos. Também se notabilizou por seu ativismo antirracista.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 13 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 39 anos, em 13 de maio de 1985, o Dire Straits lançava “Brothers in Arms”, seu 5º disco de estúdio. Primeiro álbum a vender 1 milhão de cópias no formato CD, apresentou ao mundo hits como “Money for Nothing”, “So Far Away” e “Walk of Life”, entre outros.

-> Hoje, Buckethead faz 55 anos. O excêntrico guitarrista, que nasceu em 13 de maio de 1969, ficou mais conhecido ao integrar o Guns N’ Roses entre 2000 e 2004. Também se tornou notório pela carreira solo extremamente produtiva, com mais de 300 álbuns de estúdio gravados.

-> Há 57 anos, em 13 de maio de 1967, nascia Chuck Schuldiner. O frontman do Death morreu em 13 de dezembro de 2001, aos 34 anos, de câncer cerebral. Considerado o pai do death metal, ele também integrou os projetos Voodoocult e Control Denied.

-> Há 7 anos, em 13 de maio de 2017, acontecia o Maximus Festival no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Linkin Park, Prophets of Rage, Slayer, Rob Zombie, Rise Against, Five Finger Death Punch e Ghost foram algumas das atrações.

-> Há 2 anos, em 13 de maio de 2022, o Ratos de Porão lançava “Necropolítica”, seu 13º disco de estúdio. Primeiro em 8 anos, trouxe letras com críticas ao momento vivido pelo Brasil durante a pandemia de Covid. “Aglomeração” e a faixa-título saíram como singles.

The Smile – “A Light for Attracting Attention” (lançado em 13 de maio de 2022)

Leia também:  Riley Keough move ação para impedir venda de Graceland, a mansão de Elvis

-> Há 2 anos, em 13 de maio de 2022, The Smile lançava “A Light for Attracting Attention”, seu disco de estreia. Apresentou o projeto paralelo de Thom Yorke (voz e guitarra) e Jonny Greenwood (guitarra), ambos do Radiohead, junto do baterista Tom Skinner.

-> Há 27 anos, em 13 de maio de 1997, o Misfits lançava “American Psycho”, seu 4º disco de estúdio. Foi o primeiro álbum da banda sem o vocalista e membro fundador Glenn Danzig. Em seu lugar, Michale Graves fez sua estreia, assim como o baterista Dr. Chud.

-> Há 38 anos, em 13 de maio de 1985, o New Order lançava “Low-Life”, seu 3º disco de estúdio. Trouxe uma sonoridade ainda mais orientada ao “dance-rock”, com aposta maior em sintetizadores. As músicas “The Perfect Kiss” e “Sub-culture” saíram como singles.

-> Há 83 anos, em 13 de maio de 1941, nascia Ritchie Valens. O cantor, famoso especialmente pelo hit “La Bamba”, morreu em 3 de fevereiro de 1959, aos 17 anos, vítima de um acidente aéreo que também matou Buddy Holly e The Big Bopper.

-> Há 2 anos, em 13 de maio de 2022, o Black Keys lançava “Dropout Boogie”, seu 11º disco de estúdio. Composto totalmente em estúdio, contou com algumas gravações aproveitadas diretamente do primeiro take. “Wild Child” e “It Ain’t Over” saíram como singles.

-> Há 47 anos, em 13 de maio de 1977, Ted Nugent lançava “Cat Scratch Fever”, seu 3º disco de estúdio. Marcando a volta do vocalista Derek St. Holmes, é um dos álbuns mais vendidos da carreira do guitarrista. “Wang Dang Sweet Poontang” e a faixa-título são destaques.

-> Há 10 anos, em 13 de maio de 2014, o Far From Alaska lançava “modeHuman”, seu disco de estreia. Conceitual, o trabalho conta a história de uma robô que chega à Terra e precisa assimilar características humanas, especialmente emoções.

Leia também:  Max Cavalera explica por que ele e Iggor regravaram “Schizophrenia”, do Sepultura

-> Hoje, Charlotte Wessels faz 37 anos. A cantora, que nasceu em 13 de maio de 1987, ficou conhecida por seu trabalho com o Delain, banda que integrou até 2021. Também trabalhou em carreira solo e com grupos como To Elysium e Phantasma.

-> Há 44 anos, em 13 de maio de 1980, Elton John lançava “21 at 33”, seu 14º disco de estúdio. Ficou conhecido especialmente por “Little Jeannie”, que se tornou um hit na época. Além dela, as faixas “Sartorial Eloquence” e “Dear God” saíram como singles.

-> Hoje, Ana Popovic faz 48 anos. A vocalista e guitarrista, natural da Sérvia e que nasceu em 13 de maio de 1976, começou sua trajetória na banda Hush antes de embarcar em uma carreira solo que mescla a sonoridade blues com influências do rock e soul music.

-> Há 12 anos, em 13 de maio de 2012, o Down lançava o EP “Down IV – Part I”. Foi o primeiro trabalho da banda com o baixista Pat Bruders, substituindo Rex Brown. Marcou também a despedida do guitarrista Kirk Windstein, que sairia do grupo no ano seguinte.

-> Há 16 anos, em 13 de maio de 2008, o Dokken lançava “Lightning Strikes Again”, seu 10º disco de estúdio. Último a contar com o baixista Barry Sparks, o álbum traz um título inspirado na música de mesmo nome, do álbum “Under Lock and Key” (1985).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaStevie Wonder faz 74 anos; veja outros fatos da música em 13...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades