Roberto Frejat faz 62 anos; veja outros fatos da música em 21 de maio

Data marca também o lançamento de álbuns importantes de Radiohead e Marvin Gaye, além de disco criticado do Queen

Hoje, Roberto Frejat faz 62 anos. O guitarrista, que nasceu em 21 de maio de 1962, foi um dos fundadores do Barão Vermelho, acumulando função de vocalista após a saída de Cazuza. Também trabalhou em carreira solo, saindo do Barão em 2017 para focar nela.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 21 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 27 anos, em 21 de maio de 1997, o Radiohead lançava “OK Computer”, seu 3º disco de estúdio. Mais experimental, tornou-se o álbum mais vendido e aclamado da banda, no embalo de músicas como “Paranoid Android”, “Karma Police”, “Lucky” e “No Surprises”.

-> Há 53 anos, em 21 de maio de 1971, Marvin Gaye lançava “What’s Going On”, seu 11º disco de estúdio. Conceitual, é considerado um dos álbuns mais importantes da soul music. Os singles foram “Mercy Mercy Me”, “Inner City Blues”, “Save the Children” e a faixa-título.

-> Há 8 anos, Nick Menza nos deixava. O baterista, conhecido por sua passagem pelo Megadeth na década de 1990, morreu em 21 de maio de 2016, aos 51 anos, vítima de um ataque cardíaco no meio de um show com o projeto OHM.

-> Há 42 anos, em 21 de maio de 1982, o Queen lançava “Hot Space”, seu 10º disco de estúdio. O álbum explora elementos da música pop, disco e funk, não repetindo o sucesso dos antecessores. O maior destaque é “Under Pressure”, com David Bowie.

-> Há 28 anos, em 21 de maio de 1996, o Soundgarden lançava “Down on the Upside”, seu 5º disco de estúdio. Menos pesado, foi o último antes da banda entrar em hiato. “Pretty Noose”, “Burden in My Hand”, “Blow Up the Outside World” e “Ty Cobb” saíram como singles.

-> Há 3 anos, em 21 de maio de 2021, Olivia Rodrigo lançava “Sour”, seu 1º disco solo. Com influência do pop punk, foi um dos álbuns mais vendidos de 2021 e rendeu três prêmios Grammy à artista. “Drivers License” e “Good 4 U” foram os principais singles.

-> Há 48 anos, em 21 de maio de 1976, o Blue Öyster Cult lançava “Agents of Fortune”, seu 4º disco de estúdio. Único em que todos os integrantes cantam, o álbum elevou o patamar de popularidade da banda, muito devido ao hit “(Don’t Fear) The Reaper”.

-> Há 22 anos, em 21 de maio de 2002, o Dio lançava “Killing the Dragon”, seu 9º disco de estúdio. Foi o único trabalho no formato com o guitarrista Doug Aldrich. O videoclipe da música “Push” conta com participações de Jack Black e Kyle Gass, do Tenacious D.

-> Há 28 anos, em 21 de maio de 1996, o Scorpions lançava “Pure Instinct”, seu 13º disco de estúdio. Foi o único da banda com o baterista de sessão Curt Cress. A capa foi censurada em alguns países, tendo que receber uma segunda versão.

Leia também:  Presidente do Chile ganha vinis de metal de primeiro-ministro da Suécia

-> Há 22 anos, em 21 de maio de 2002, o Box Car Racer lançava “Box Car Racer”, seu único disco de estúdio. O projeto uniu o vocalista e guitarrista Tom DeLonge e o baterista Travis Barker, ambos do Blink-182, com David Kennedy na guitarra.

-> Há 14 anos, em 21 de maio de 2010, o Stone Temple Pilots lançava “Stone Temple Pilots”, seu 6º disco de estúdio. Foi o último álbum da formação original, que havia sido retomada após um rompimento em 2002. Scott Weiland saiu do grupo em 2015 e morreu em 2017.

-> Há 45 anos, em 21 de maio de 1979, o Saxon lançava “Saxon”, seu disco de estreia. Apesar de não ter feito sucesso na época, pavimentou o caminho para trabalhos seguintes, como “Wheels of Steel”, “Strong Arm of the Law” e “Denim and Leather”.

-> Há 22 anos, em 21 de maio de 2002, o Poison lançava “Hollyweird”, seu 6º disco de estúdio. Foi o primeiro álbum com a formação original desde “Flesh & Blood” (1990), marcando o retorno do guitarrista C.C. DeVille. Traz um cover da música “Squeeze Box”, do The Who.

-> Há 11 anos, em 21 de maio de 2013, o Airbourne lançava “Black Dog Barking”, seu 3º disco de estúdio. Primeiro da banda a não trazer uma foto de seus músicos na capa, trouxe como singles “No One Fits Me (Better Than You)”, “Live It Up” e “Back in the Game”.

-> Há 11 anos, em 21 de maio de 2013, o Black Star Riders lançava “All Hell Breaks Loose”, seu disco de estreia. Apresentou a banda que era originalmente uma versão do Thin Lizzy de volta à ativa. “Kingdom of the Lost”, “Hey Judas” e “Bound for Glory” foram singles.

-> Há 14 anos, em 21 de maio de 2010, o Y&T lançava “Facemelter”, seu 12º disco de estúdio. Deu fim a um hiato de 13 anos sem um álbum de inéditas do grupo. Também marcou a despedida do baixista Phil Kennemore, que morreu no ano seguinte.

-> Há 28 anos, em 21 de maio de 1996, Jason Becker lançava “Perspective”, seu 2º disco solo. Foi produzido com o músico já imobilizado pela esclerose lateral amiotrófica. Traz participações de Michael Lee Firkins, Matt e Gregg Bissonette, Steve Hunter, entre outros.

-> Há 14 anos, em 21 de maio de 2010, o Sabaton lançava “Coat of Arms”, seu 5º disco de estúdio. Falando novamente de temas envolvendo guerras ao longo da história, teve como singles a faixa-título e “Screaming Eagles”, sobre uma batalha da Segunda Guerra Mundial.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaRoberto Frejat faz 62 anos; veja outros fatos da música em 21...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades