Steve Lukather pagou para recuperar o nome Toto após processo

Devido à ação judicial movida pela viúva do baterista Jeff Porcaro, banda quase foi renomeada para Dogs of Oz ao retomar atividades em 2020

Em 2018, o Toto enfrentou uma disputa judicial com Susan Porcaro-Goings, viúva do baterista Jeff Porcaro, falecido em 1992. À época, ela processou o guitarrista Steve Lukather e o tecladista e vocalista David Paich sob a justificativa de que a dupla reduziu sua parte nos lucros em direitos autorais da banda.

Toda a situação fez com que o grupo encerrasse as atividades após concluir uma turnê em 2019, com um então show de despedida na Filadélfia, Estados Unidos. Eles acabaram retomando o trabalho no fim do ano seguinte, com uma nova formação – tendo apenas o vocalista Joseph Williams e Lukather como membros efetivos e eventuais aparições de Paich, afastado por problemas de saúde.

- Advertisement -

Fato é que, por causa do problema, os músicos precisaram lutar para conseguir usar o nome Toto novamente. Conversando com o jornal O Globo, Steve revelou que ele e o colega quase ficaram sem saída e renomearam a banda para Dogs of Oz – título que batiza suas recentes turnês.  

Indiretamente, a expressão também faz referência direta à palavra Toto e à banda, apelidada dessa maneira por causa do cachorro da personagem Dorothy no filme “O Mágico de Oz” (1939). No entanto, o artista, indignado diante do cenário, pagou pelo nome original e conseguiu o direito de continuar usando a marca. 

Leia também:  Steve Perry assina com nova gravadora e diz querer voltar a fazer shows

Ele declarou:

“Íamos ter que renunciar ao nome Toto e nos chamar Dogz of Oz. No entanto, paguei para ter o nome de volta e agora quero recuperar o investimento! Tudo o que eu e Joseph estamos tentando fazer é juntar os melhores músicos para tocar nossa música da maneira que acho que deveria soar, e esperar que nossos irmãos estejam olhando do Céu. O que se esperava que eu fizesse? Nunca mais tocar com o Toto? Coloquei quase 50 anos da minha vida nessa banda!”

O processo movido por Susan Porcaro-Goings

Como mencionado, em 2018, Susan Porcaro-Goings moveu uma ação contra dois integrantes do Toto: o guitarrista Steve Lukather e o tecladista/vocalista David Paich. Ela acusou a dupla de promover uma conspiração para reduzir a parte dela nos lucros em direitos autorais da banda, por meio de manobras contábeis que estariam forjando a real arrecadação do grupo.

Em seu processo, a viúva de Jeff Porcaro pediu para que o Toto revelasse sua arrecadação e solicitou liminar para impedir que a banda tenha “atos futuros e competição desleal”. Toda a situação fez com que o grupo, por diversas razões, encerrasse suas atividades temporariamente após concluir uma turnê em 2019, com um show final na Filadélfia, Estados Unidos.

Leia também:  Ozzy Osbourne quer fazer show final do Black Sabbath com Bill Ward

Vale destacar que o Toto teve, em sua formação, três dos irmãos Porcaro. Jeff e Steve, tecladista, participaram da fundação do projeto, em 1976. Mike, baixista, passou a integrar em 1982. O baterista esteve na banda até sua morte, em 1992, enquanto que Mike ficou até 2007 e faleceu em 2015. Steve saiu em 1987, voltou para a reunião em 2010 e seguiu até o então fim do grupo.

Toto no Brasil

O Toto confirmou dois shows no Brasil para o penúltimo mês de 2024. As apresentações da turnê “Dogz of Oz World Tour!” acontecem em São Paulo (Espaço Unimed, 24 de novembro) e Rio de Janeiro (Arena Jockey, 26 de novembro). Ingressos estão à venda no site da Eventim.

Nesta turnê, Steve Lukather e o vocalista Joseph Williams, membros fixos, serão acompanhados por Greg Phillinganes (teclado e vocais), Shannon Forrest (bateria), John Pierce (baixo), Warren Ham (trompas, percussão e vocais) e Steve Maggiora (teclado e vocais). O flyer diz “David Paich apresenta”, em menção ao tecladista, mas este atualmente encontra-se aposentado das atividades do grupo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSteve Lukather pagou para recuperar o nome Toto após processo
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades