Inventor do karaokê, Shigeichi Negishi, morre aos 100 anos

Engenheiro japonês, que faleceu de causas naturais, criou em 1967 o aparelho Sparko Box, considerado o percurssor do karaokê

Shigeichi Negishi, engenheiro japonês que inventou a máquina de karaokê, morreu aos 100 anos. Segundo informações do The Wall Street Journal (via Pitchfork), o falecimento ocorreu no último dia 26 de janeiro, devido a causas naturais após uma queda. 

Matt Alt, jornalista que entrevistou Negishi para o livro “Pure Invention: How Japan Made the Modern World”, divulgou a notícia por meio do veículo mencionado. O profissional entrou em contato com a filha de Shigeichi, que forneceu os detalhes.

- Advertisement -

Sobre Shigeichi Negishi

Negishi nasceu em 1923, em Tóquio, no Japão – onde morou até o seu óbito. Estudou economia na Universidade Hosei e, após um período no exército, fundou a empresa de eletrônicos Nichiden Kogyo na década de 1950. Anos mais tarde, em 1967, criou e lançou a Sparko Box, um protótipo que deu origem à máquina de karaokê.

Leia também:  Turnê de Paul Di’Anno pelo Brasil volta a ser adiada devido a problemas de saúde

De acordo com relatos, Negishi, à época com 43 anos, cantava sozinho em seu escritório quando um funcionário zombou de sua voz. Então, o engenheiro percebeu que soaria melhor se tivesse uma faixa de apoio. Com ajuda, juntou um alto-falante, um microfone e um toca-fitas (com a versão instrumental de “Mujo no Yume”, de Yoshio Kodama). Assim, nasceu a Sparko Box.

Em seguida, rodou todo o Japão mostrando a invenção em bares, restaurantes e hotéis. Durante o período, venceu cerca de oito mil unidades do item. A última Sparko Box em funcionamento é atualmente cuidada por sua família. 

Embora outros inventores japoneses tenham idealizado dispositivos semelhantes ao karaokê nas décadas de 1980 e 1990, a Sparko Box é considerada a primeira do gênero. Surgiu antes mesmo do aparelho 8 Juke, assinado por Daisuke Inoue.

Leia também:  Summer Breeze Brasil 2024 revela banda vencedora do concurso New Blood

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasInventor do karaokê, Shigeichi Negishi, morre aos 100 anos
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades